TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel da mulher no mundo moderno

Por:   •  16/9/2017  •  Dissertação  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

O PAPEL DA MULHER NO MUNDO MODERNO

Disciplina: Fundamentos Antropológicos e Sociológicos

Produto: Relato de Pesquisa – I Unidade

A partir da análise do filme “A fonte das mulheres” e diante das demais atividades proposta pela disciplina, foi despertada a necessidade de um aprofundamento sobre o papel desempenhado pela mulher na sociedade moderna, Este artigo busca por refletir os aspectos dessa mulher e a interferência que o meio cultural onde a mesma está inserida exerce em sua realidade.

O estudo foi desenvolvido segundo o método etnográfico indicado no livro da disciplina, consiste em uma abordagem que possibilita verificar como essa mulher vive em seu ambiente natural e quais crenças e valores guiam o modo dela agir em relação a algo. Para isso, foi realizada uma entrevista com Rosangela, mãe e empregada doméstica residente em um bairro de baixa renda chamado: Vergel do Lago, localizada no município de Maceió.

Com o devido consentimento verbal, as entrevistas foram gravadas, visando garantir o máximo de fidelidade dos discursos, depois transcritas na íntegra e após tal procedimento foi feita uma leitura visando a apreensão dos significados contidos no texto, destacando certas palavras, frases, formas da entrevistada pensar e agir, buscando compreender o significado cultural, dado pelo uso de símbolos na linguagem.

Não se pode negar que aforma com que a mãe desempenha o seu papel nas famílias de baixa renda é algo decorrente de uma série de fatores sócio-econômicos e que identificar a base sociocultural da família, é primordial para a compreensão de comportamentos e valores relacionados à criação e educação dos filhos, isso porque as pressões ambientais que sofrem indivíduos em situação de pobreza, são em grande parte responsáveis pelas suas escolhas ou a falta delas.

Rosangela é um retrato disso, diante, do que lhe foi ensinado por seus pais e reforçado com os comportamentos de sua mãe, considera seu desempenho uma obrigação, algo dado à mulher de forma inata e acredita que o seu marido ou companheiro já faz a sua parte trabalhando para dar de comer aos seus filhos, não tendo que ter mais a obrigação de auxiliá-la na educação e cuidado das crianças, pois esse é seu papel dentro da estrutura familiar.

Assim, a mulher acaba repetindo o mesmo ciclo de vida de sua mãe e das mulheres de sua família. Quando criança não se dedica muito aos estudos já que irá se casar e desenvolver a sua habilidade de mãe, à medida em que vai amadurecendo vai assumindo mais autoridade e responsabilidade no seu cuidar. O casamento é visto como o destino de toda mulher, ela nasce e desde então, já começa a se preparar para ele. Ainda pequena, vai aprendendo com sua mãe as tarefas maternas que mais tarde terá que desempenhar para sua futura família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com