TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mundo intelectual

Resenha: Mundo intelectual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  Resenha  •  229 Palavras (1 Páginas)  •  268 Visualizações

21- O paralelismo entre o tratamento da falsa aparência e do enunciado falso é limitado. Do ouro falso podemos dizer que não é ouro, mas do enunciado falso não podemos dizer que não é um enunciado. Ser um enunciado é uma condição para ser um enunciado falso. Se disser mosque um enunciado falso não é um enunciado, estaremos enunciado justamente a posição do sofista. A refutação do sofista por parte de Platão consiste em mostrar que se pode dizer verdadeiramente de algo que é um enunciado e é falso.

22- Mundo Inteligível é o Mundo das ideias, descrito no mito da caverna de Platão. E resumidamente a ideia de que fazemos das coisas, o ideal. Ex.: Sabemos o que é uma cadeira, independentemente de sua forma, pela ideia de "cadeira" que possuímos.

23- Marilena Chauí define o pensamento de Platão, para quem "o mundo sensível é uma sombra, uma cópia deformada ou imperfeita do mundo inteligível das ideias ou essências” o mundo material, assim, somente se torna compreensível através da hipótese das ideias, mas tal afirmativa deixa em voga um problema, já que a existência do mundo das ideias não basta a si mesmo. É necessário admitir um conhecimento das ideias incorpóreas que antecedem o conhecimento fornecido pelos sentidos, que por sua vez, somente alcançam o corpóreo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com