TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NEGOCIAÇÃO

Projeto de pesquisa: NEGOCIAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

Negociação

Introdução:

A todo momento estamos negociando. Assim, não resta a menor dúvida que negociar é uma das habilidades mais importantes para o sucesso pessoal e profissional de qualquer pessoa. Negociação é o processo de alcançar objetivos através de um acordo nas situações em que existam interesses comuns e conflitantes. A questão que se coloca é como fazê-lo com a máxima efetividade.

Negociar é uma habilidade essencial, que combinada com informações , conhecimento das fraquezas do oponente e própria garantem maior possibilidade de ganho.

Seja com clientes, com fornecedores ou com colaboradores, a negociação é uma ferramenta estratégica de gerenciamento empresarial.

O planejamento da Negociação

Significado: 1. Ato ou efeito de planejar.

2. Trabalho de preparação para qualquer empreendimento.

3. Elaboração, por etapas, com base técnicas de planos e objetivos.

Definição:

Planejamento é uma técnica ou processo que as pessoas e as organizações utilizam para administrar suas relações com o futuro, que normalmente é incerto. Tem por alguns objetivos definir os resultados a serem alcançados, os meios e estratégias possibilitando a realização de uma boa negociação.

O planejamento da negociação é essencial, pois o mesmo consiste na busca de informações necessárias sobre o oponente, assim como as estratégias à serem seguidas, considerando as próprias fraquezas durante o processo. Porém, muitas vezes não lhe é dada a devida importância, por ser considerada por muitos trabalhosa e a parte menos estimulante do processo de negociação.

Um bom planejamento pode proporcionar uma boa vantagem ao negociador, pois permite uma base sólida para o processo, além de gerar a confiança necessária para chegar a um bom resultado.

O uso dos tipos psicológicos no contexto da Negociação

Definição:

É a utilização de técnicas para identificar como as pessoas podem agir em determinadas situações e saber a melhor maneira de lidar com cada tipo de negociador.

Neste contexto, a negociação deve ser vista como um processo para superar conflitos entre as pessoas que se encontram em posições divergentes.

O perfil piscológico de cada indivíduo , fornece ao negociador maneiras diferentes durante o processo de negociação.

De acordo com um dos maiores estudiosos do comportamento humano ( Carl Jung ) , através da história, uma impressão da natureza humana tem sido constante: a de que o indivíduo tem uma natureza múltipla, constituída de várias “pessoas “.

Ou seja, ao identificar atitudes comportamentais e psíquicas, o negociador busca alternativas criativas para soluções de conflitos, obtendo o resultado ganha-ganha mais rápido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com