TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negociação

Pesquisas Acadêmicas: Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  4.233 Palavras (17 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 17

Introdução

Neste trabalho falaremos sobre as técnicas de negociação, quais são as suas importâncias para a nossa vida pessoal e profissional, citaremos artigos e conceitos de autores diferentes, que nos ensinam como ter uma negociação ganha-ganha, tanto nos negócios profissionais, como nos negócios do dia a dia. E para entender melhor relatamos em poucas palavras, mas de forma clara quais são as principais características de uma negociação, quais são os pontos que devemos tomar cuidado, entre outras características.

Nosso trabalho, contem casos reais de negociação, vivenciados por integrantes do grupo, que relatam como se saíram na negociação, e como agir diante das negociações da nossa vida pessoal, seja na compra de um carro ou a organização de um casamento, se nos prestarmos atenção, nossa vida gira em torno da negociação, por isso é necessário, saber e argumentar, para sair sempre vitorioso e com conquistas positivas.

Etapa 1 e 2

Para compreender melhor sobre o conceito de negociação, suas características e sua importância, entender que:

De acordo co ACCUF (1993, pag. 21), a negociação é um processo de comunicação com um propósito de atingir um acordo agradável para ambas das partes sobre diferentes idéias e necessidades. http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/negociacao-conceitos-basicos/34487/

Segundo Junqueira (2003 a), negociação é um processo de aceitação de idéias, propósitos ou interesses, porem ambas as partes terão que estar cientes do assunto, buscando o melhor resultado possível, depois de todas as argumentações e esclarecimentos. http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/negociacao-conceitos-basicos/34487/

De acordo com David Berley (The Positive e Negotiation Program – 1984) negociação é um processo em que duas partes ou mais se reúnem para discutir propostas de interesses comuns ou desfavorável com objetivo de alcançar um acordo. http://www.aedb.br/seget/artigos05/299_ARTIGO%20NEGOCIACAO.pdf

Na visão de Lucena, João Paulo de Oliveira (2009) há dez habilidades essenciais para ser um bom negociador, são elas: ser um bom ouvinte, desenvolver um espírito negocial, planejar, desejar alto, ser paciente, visar à satisfação, ter cuidado com a primeira oferta, troque de concessões e ser sensível. Também há quatro elementos fundamentais, são eles: legitimidade, informação, tempo e poder. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceitos-B%C3%A1sicos-De-Negocia%C3%A7%C3%A3o/192705.html

De acordo com Miranda, Márcio. Revista Venda Mais. Existem sete passos da negociação. 1) preparação; 2) abertura; 3) exploração; 4) apresentação; 5) clarificação; 6) ação final; 7) controle e avaliação. Negociação é conciliar interesses divergentes e obter o melhor resultado, não importa o quanto discordam, a postura agressiva não leva a lugar algum, um bom negociador não procura, nem evita conflitos, ele os gerencia. https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B2DVz_3TB22VYzRmM2JjYTAtZTVlOC00MTliLWI4MTgtMjM5YmMzYjg3OTFk/edit?pli=1&hl=en_US#

Segundo Godri Junior, Daniel. Negociação é uma arte, que faz parte do nosso dia-a-dia, negociamos com família, na compra e venda, no trabalho, em casa. Para negociar é necessário estar preparado e ter um planejamento, deve-se sempre separar as pessoas dos problemas, nunca atacar as pessoas e sim o problema, não levar como pessoal. De acordo com Daniel Godri, no trabalho deve-se concentrar-se nos interesses da empresa e não nos interesses pessoais, pois nem sempre ambos estão de acordo. Usar sempre a negociação ganha-ganha, que fique bom para os dois lados, sempre maximizando os resultados e lucros. Insistir em critérios objetivos e não subjetivos. Em suma, além do planejamento a negociação é essencial pensar no que falar, entender o porque a pessoa esta vendendo ou comprando, ter objetivos bem determinados, ter sempre o limite que se pode chegar, não se envolver emocionalmente. https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B2DVz_3TB22VZWJiYjA4M2YtYjY4OC00NGIyLThlNmMtYTAzMzM1MmEyMWRh/edit?hl=en_US#

Para termos mais definições sobre negociação buscamos no PLT, 10 conceitos de autores diferentes, visando ampliar ainda mais conhecimento, são eles:

Cohen (1980) – Negociação é o uso da informação e do poder com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma “rede de tensão”.

Nierember (1981) – Negociação é um processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e pode produzir benefícios duradouros para todos os participantes.

Fisher e Ury (1985) – Negociação e a comunicação bilateral, com o objetivo de chegar uma decisão conjunta.

Sparks (1992) – Negociação implica em uma troca de dar e receber entre o negociador e o oponente, que tentam chegar uma conclusão agradável no ajuste do problema.

Kozicki (1998) – Negociação é a arte de alcançar um acordo, resolvendo as diferenças com criatividade. Usada a solução clássica ganha-ganha.

Ateele, Murphy (1995) – Negociação é um processo no qual as partes se direcionam, de suas posições divergentes, para um ponto em que se possa alcançar um acordo.

Hodgson (1996) – Negociação é uma atividade que envolve um elemento de negocio, que permite que ambas as partes alcancem um resultado satisfatório.

Scare e Martinelli (2001) – Negociação é um conceito em contínua formação, que esta amplamente relacionada à satisfação de ambos os lados.

Thompson (2008) – Negociação é um processo de tomada de decisão, necessário quando não podemos atingir os objetivos por conta própria.

Pessoa (2009) – Negociação é um processo do qual os grupos ou as pessoas envolvidas, com objetivo de construir uma relação duradoura, e se deslocam de suas posições no sentido de alcançar a satisfação percebida de suas mútuas necessidades.

O que se pode entender nessa primeira etapa, são vários definições sobre negociação e sua importância, ela esta presente em nosso dia-a-dia, no trabalho, em casa, sempre se enfrenta uma situação que temos que negociar, por isso é que deve-se estar preparado, dominando o assunto, com argumentos concretos, tendo sempre em mente a negociação ganha-ganha, para que ambas as partes consigam um acordo amigável.

Passo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com