TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negociação.

Tese: Negociação.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2013  •  Tese  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A negociação esta presente em nosso dia a dia seja no ambiente profissional ou pessoal. Trata-se da forma em que o ser humano lida com as divergências. Negociar não é sinônimo de confrontar, a partir de um relacionamento de comunicação inicia-se todo o processo.

Com tantas vias de comunicação e a facilidade que se da nos dias de hoje em transmitir, informar e reproduzir os fatos, passa a ser necessário negociar e envolver de forma atrativa, procurando beneficiar ambos os envolvidos.

Interesses em comum são abertos a fatos que implicam em acordar a negociação, cujo objetivo é harmonizar a situação entre as partes, tendo assim soluções cabíveis que supram suas necessidades.

Procurar entender os fatos, expor de forma clara e objetiva a situação, aumenta a produtividade e aproxima as semelhanças, deixando o caminho aberto a novas propostas e ideais que tragam soluções.

• A comunicação acontece entre vários indivíduos na busca de seus interesses;

• Conquista de pessoas de quem deseja/precisa de algo;

• Usar informação privilegiada para influenciar uma situação/decisão;

• Comunicação entre pessoas em busca de uma decisão favorável as duas partes;

Buscando entender o processo de uma negociação e seus tramites, aprofundaremos o tema esclarecendo as partes relevantes, duvidas e objeções que podem ocorrer.

Uma boa metodologia de negociação é aquela que se aplica em vendas, produtos, serviços, cobranças e idéias. Aquele que se preocupa não apenas com o que está sendo negociado, mas com a forma como está negociando. O objetivo é mostrar que: “Quando entramos numa negociação, nós queremos trocar coisas que não são muito importantes para nós, mas que são muito importantes para o nosso parceiro e ganhar coisas que não são muito importantes para o nosso parceiro, mas são de extrema importância para nós”. Esse sentimento, muitas vezes, faz com que se adquiram coisas desnecessárias ou em quantidades desnecessárias para ambos os negociadores. Se estivermos negociando dentro da mesma organização, as perdas poderão ser irreparáveis.

Entretanto, começamos a negociar desde o momento em que acordamos. Você já deve ter vivido ou presenciado situações semelhantes a esta:

- Quem vai lavar a louça do almoço hoje? Eu? Hoje é quinta-feira e a quinta é sua.

- Tem razão, hoje é quinta e deveria ser o meu dia. Acontece que ando meio avoada e acabei marcando com o arquiteto a compra dos itens de acabamento para o seu escritório. E ele não tem outro dia para me acompanhar.

- Fico devendo esta para você.

Analisando os passos dessa negociação, podemos ver que: em primeiro lugar, ela concordou que o marido tinha razão, uma boa tentativa de afastar possíveis hostilidades. Depois assumiu a culpa pelo engano, enfatizou a importância do compromisso assumido e apontou o benefício do marido, já que solucionaria um problema dele. No final confessou que estava em dívida com ele, que provavelmente jamais seria saldada. Vejamos um outro exemplo do cotidiano:

- Hoje o tintureiro trará as roupas. Há dois meses que estamos mandando todas as peças para ele, e o preço continua o mesmo. Peça um bom desconto e um prazo maior para o pagamento.

Esta análise é bastante simples. Com um volume maior de produtos ou serviços, sempre é possível pleitear condições mais vantajosas. Ao solicitar os dois benefícios, preço e prazo, as chances de que pelo menos um deles seja atendido aumenta, pois, se o tintureiro negasse todos os pedidos, mostraria ser inflexível, com o risco de perder o cliente.

Se mencionássemos outros exemplos que estão a nossa volta no dia-a-dia, com certeza, ultrapassaríamos com facilidade as quatro ou cinco negociações mencionadas a princípio. Ao percebermos que negociamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com