TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negociação.

Resenha: Negociação.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  Resenha  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

Nesse trabalho são abordados conceitos sobre técnicas de negociação e a aplicação das citadas teorias em torno dos aspectos profissionais e pessoais. Foram propostas 4 (quatro) questões e desenvolvidas tomando como base o filme de 1998 “O Negociador”. Houve uma pesquisa sobre os conceitos de técnicas de negociação e 4 (quatro) foram escolhidos pelo grupo para conceituar nossas considerações.

No desenvolvimento das questões percebemos claramente que utilizamos de negociação rotineiramente, em vários aspectos da nossa vida profissional, sentimental, familiar. Qualquer relação entre duas ou mais pessoas é um ponto de partida para uma negociação, e até individualmente negociamos com nosso interior.

Pelas informações obtidas pelo grupo podemos afirmar que em uma boa negociação não devemos envolver intimidade com o profissionalismo, sentimento com a negociação, pois assim nos limitamos a pensarmos no negócio em questão, dessa forma o sentimento não se sobressai atrapalhando a negociação.

Segundo Hodson (1996):

Negociação é uma atividade que envolve um elemento de negócio ou barganha, que permite que ambas as partes alcancem um resultado satisfatório.

Nunca podemos esquecer que estamos em uma negociação, temos um objetivo ali sendo discutido para que ambas as partes saiam satisfeitas, envolver sentimento nessa hora nos faz esquecer os motivos pelo qual estamos ali.

Sparks (1992) cita:

Negociação implica caracteristicamente uma troca de dar e receber entre o negociador e o oponente, que tentam chegar a uma conclusão agradável ou aceitável no ajuste de um problema ou disputa.

A negociação baseia-se em atingir um objetivo, em que ambas as partes almejam alcançar ou obter, para que isso ocorra os aspectos sentimentais devem ser desconsiderados, assim os negociantes/negociadores podem visualizar de forma racional qual a melhor maneira de se concluir e atingir o que é negociado, obtendo um resultado satisfatório para ambas as partes.

Segundo Kozicki (1998)

Negociação é a arte de se alcançar um acordo, resolvendo as diferenças por meio do uso da criatividade. Envolve dois lados tentando chegar a um acordo, uma solução que, idealmente, deixará ambas as partes felizes – a clássica solução ganha-ganha.

Em um processo de negociação podemos concluir que o sentimento/intimidade afeta a forma de relacionamento entre os lados, e para que isso ocorra de forma positiva é necessária a verificação da melhor abordagem, dos benefícios que a negociação traria, trazendo consigo uma conclusão aceitável para os negociadores em si.

Abaixo uma citação de Nierenberg (1981):

Negociação é um processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes.

Dessa citação podemos concluir que a negociação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com