TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negociação Restaurante

Casos: Negociação Restaurante. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  2.795 Palavras (12 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 12

Restaurante Sabor de Casa

Sabor de Casa Restaurant

Patrícia Whebber Souza de OliveiraI, *; Nilda Maria de Clodoaldo Pinto Guerra LeoneII; Tereza de SouzaIII

IDoutora em Educação pela UFRGS. Professora do Mestrado Profissional em Administração da UnP, Natal/RN, Brasil

IIDoutora em Ciências da Administração pela Université de Grenoble II, França. Professora do Mestrado Profissional em Administração da UnP, Natal/RN, Brasil

IIIDoutora em Administração de Empresas pela FGV-SP. Coordenadora do Mestrado Profissional em Administração da UnP, Natal/RN, Brasil

________________________________________

RESUMO

As empresas familiares de pequeno porte apresentam uma série de peculiaridades e desafios, em especial na administração de recursos humanos. Este caso descreve uma situação real de uma empresa, Restaurante Sabor de Casa, que retrata as relações entre fundador e sucessor e suas conseqüências nas políticas e práticas de recursos humanos. O relato é narrado sob o ponto de vista do sucessor, que pensa sobre a situação da empresa e vivencia a dinâmica e complexa etapa de atuar com sua mãe, fundadora da empresa, cuja atuação tem caráter empreendedor, embora tradicional. Mostra as suas reflexões sobre os rumos da empresa, a opinião dos funcionários, com base numa pesquisa realizada em 2006 por estudantes universitários e seus questionamentos sobre a forma de gerenciar a contribuição de seus funcionários, principalmente por reconhecer sua importância para o presente e futuro da empresa. Este caso trata da complexidade da administração de recursos humanos em ambiente organizacional familiar.

Palavras-chave: empresa familiar; administração de recursos humanos; ambiente organizacional.

________________________________________

ABSTRACT

Small family businesses present a series of peculiarities and challenges, especially when it comes to the management of human resources. This case describes the true situation of an enterprise, Restaurante Sabor de Casa, and portrays the relationship between the founder and successor and its consequences on the practice and policy of human resources. The story is told from the point of view of the successor, who thinks about the situation of the company and his deep involvement in the dynamic and complex stage of working with his mother, the founder of the company, whose performance is that of an entrepreneur, albeit a traditional one. It shows his reflections on the directions the company has taken, the opinions of employees, based on research conducted in 2006 by university students and their questions about the way the contributions of the employees are managed, mainly by recognizing their importance for both the present and the future of the company. This case deals with the complexity of the management of human resources in a family organizational environment.

Key words: family business; management of human resources; organizational environment.

________________________________________

INTRODUÇÃO

No início de mais um dia de trabalho, aguardando o telefone tocar para mais uma série de pedidos diários, Ronnald, na solidão de seu posto de trabalho, perguntava-se: como será o dia de hoje? Será que tudo vai funcionar adequadamente? Sua maior preocupação, como nos demais dias, era não atrasar a entrega dos produtos ao cliente, fato que nem sempre ocorria. Afinal tornou-se proprietário de forma legítima, adquirindo parte da empresa, fundada por sua mãe e, conseqüentemente, destacando-se na condição de sucessor. Apesar de reconhecer o sucesso de Lourdes, sua mãe, como empreendedora, Ronnald sabe que o mercado está mais competitivo, os clientes mais exigentes e os recursos mais escassos, não podendo mais a empresa ser gerenciada de forma intuitiva e pelo bom senso, tal como na época de sua fundação.

Há alguns meses, Ronnald havia autorizado uma pesquisa que foi realizada tanto junto aos empregados quanto com entre os dirigentes (ele e sua mãe) sobre diversos aspectos relacionados com o funcionamento do Restaurante. Os resultados da pesquisa foram bastante reveladores da realidade do Sabor de Casa. Enquanto o telefone não começava a tocar, com os pedidos daquele novo dia de trabalho, Ronnald refletia sobre como conversar com sua mãe sobre as mudanças que precisaria colocar em prática como resposta aos resultados contidos no relatório que tinha em mãos.

A HISTÓRIA DA EMPRESA

O restaurante Sabor de Casa teve início na década de 80, através da iniciativa de Lourdes, dona de casa, que sempre teve o dom da culinária, mas que nunca havia trabalhado na área. Após o casamento, havia deixado de trabalhar por imposição do marido, já que, na época, tinha crianças pequenas. Diante das dificuldades financeiras, estimulada por uma amiga e médica da família, resolveu abrir o seu próprio negócio.

Após um ano, o negócio começou a crescer, passando a não ser mais conveniente permanecer no ponto-casa no qual estava instalado. Assim foi alugado um imóvel para ponto comercial, separando-se do ambiente familiar.

Após várias mudanças de imóvel, no mesmo bairro, apenas com produção e serviços de entrega de marmitas e quentinhas, Lourdes resolveu mudar a empresa para um imóvel próprio, em bairro distante. Esse foi o segundo desafio, após a abertura do negócio caracterizado como primeiro desafio. Toda a família era contra, considerando que basicamente 90% de seus clientes eram de outro bairro. Mas dona de um temperamento forte e com "a cara e a coragem", palavras da própria fundadora, não só fez a mudança do local como passou a fornecer, além do serviço de quentinhas e marmitas, refeições no próprio local, tornado-se um Restaurante.

Em meados dos anos 2000, Ronnald, já apresentando experiência e potencial na área comercial, adquiriu a posição de sócio-proprietário, quando injetou capital na empresa, passando, assim, a gerenciar a empresa na área comercial, administrativa e financeira, ficando sua mãe na área de produção.

Atuando há mais de 20 anos no mercado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com