TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negocios Da China E India

Casos: Negocios Da China E India. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

Aula-tema 05: Análise Comparativa do Desenvolvimento Econômico da Índia e da China

Índia e China são ambos os países imensos que acabam de se abrir para o desenvolvimento. Trata-se de nações repletas de oportunidades e de riscos para os investidores. À primeira vista, a Índia pode não parecer uma aposta muito segura por suas estradas esburacadas, suas águas poluídas e pobreza generalizada. Mas esses sinais externos escondem a existência de fundamentos sólidos para o crescimento econômico como, por exemplo, um governo democrático, um ótimo sistema educacional, conhecimento disseminado do inglês e um grande número de expatriados com muita experiência na prática de negócios do Ocidente.

Para abrir uma empresa na Índia não é fácil, porque o país tem uma forte tradição burocrática, que cria empecilhos para abrir e fechar negócios. Há muitos atrasos por conta disso. Infraestrutura em todos os aspectos, educação, pobreza, desigualdade social, corrupção, legislação são os fatores negativos. A favor da Índia tem o mercado e o viés mais liberal, que sempre é, obviamente, mais interessante para o investidor.

Na Índia também há um imenso mercado consumidor para produtos agrícolas, por exemplo, também frango, soja, açúcar, petróleo, veículos como ônibus, e por aí vai. Quanto aos riscos, a Índia é um país seguro para investimentos.

Na Índia um dos debates que mais pega fogo é sobre o aumento exponencial dos casos de corrupção em todas as áreas da economia. Há manchetes frequentes sobre a necessidade de o governo repatriar a montanha de dinheiro sujo escondida no exterior. A partir de 2010, a Índia mergulhou em ondas sucessivas de escândalos que paralisaram o governo e congelaram importantes projetos de desenvolvimento de infraestrutura e derrubaram investimentos. Isso tudo desencadeou em 2011 um imenso movimento popular contra a corrupção com muitas manifestações de rua.

Para abrir uma empresa na China, a empresa investidora precisa fornecer documentação do país de origem, para comprovar que está legalmente estabelecida, e evidência das credenciais da pessoa que vai representá-la no processo de abertura da firma. Também deve fornecer documentação que comprove a adequação de seu capital no país de incorporação da empresa, como: 1) Artigos de incorporação ou equivalente (cópia); 2) Licença para operar, local e nacional (cópias); 3) Certificado de status (original); 4) Carta do banco atestando a solidez financeira e status da conta bancária (original); 5) Descrição das atividades empresariais do investidor, junto com material disponível como relatório anual, folhetos, websites, etc.; 6) Tradução dos documentos ou de um sumário para o chinês. O processo de registro da empresa deve demorar de três a seis meses em Xangai, mas pode ser mais rápido em outras cidades.

Na China a opção mais vantajosa para as organizações internacionais é exatamente abrir uma empresa de capital 100% estrangeira. Existem três tipos de empresas que organizações

estrangeiras podem abrir na China: entidade de controle total estrangeiro; joint venture e escritório de representação. Quanto à natureza do empreendimento, há diversos tipos de categorias, entre as quais empresas de serviço, empresas industriais, sedes regionais, centros de compra, centros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com