TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negocios Em Crescimento

Pesquisas Acadêmicas: Negocios Em Crescimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

Negócio em franca expansão

Novas franquias rumam para o interior do País e atraem o interesse de fundos de private equity.

Por Andrea ASSEF

A cada 36 horas, uma nova rede de franquia surgiu no mercado brasileiro no ano passado. Esse dado demonstra a força do setor no Brasil. Na última década, essa atividade obteve um crescimento de dois dígitos ao ano. Em 2012, deve ultrapassar a barreira dos R$ 100 bilhões, um aumento de 15% em relação ao ano anterior, com a abertura de uma loja franqueada a cada hora, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Se fosse uma empresa, estaria atrás apenas de Petrobras e Vale no País. “No cenário atual de economia estabilizada, aumento do poder de compra da população e juros baixos, a expectativa é de que o ritmo acelerado de crescimento se mantenha pelo menos nos próximos cinco anos”, diz Ricardo Camargo, diretor-executivo da ABF.

90.jpg

Oyanguren, da água de cheiro: 70% das lojas franqueadas estão no interior do Brasil.

Ao trocar o papel de coadjuvante pelo de protagonista no palco da economia mundial, o Brasil passou também a atrair o interesse dos fundos de investimento e das empresas de private equity que já colocaram o segmento de franquias no radar. “Há dez anos, os fundos de investimento tinham horror de franquias, pois achavam que seria complicado lidar com várias pessoas de perfis diferentes”, diz Marcelo Cherto, presidente da consultoria paulista Cherto. “Hoje, grandes negócios estão sendo feitos por fundos de investimento.” Ele cita como exemplos a empresa americana de private equity Carlyle Group, que comprou 63,6% da CVC Turismo, maior operadora de franquias de viagens da América Latina, em 2010, e do fundo Axxon, que adquiriu, em 2009, a Mundo Verde, rede de lojas de produtos naturais.

A principal explicação para a mudança de foco por parte dos grandes investidores está no potencial dos negócios gerados através de franquias no Brasil. Enquanto a Europa está em crise e os Estados Unidos em desaceleração econômica, o Brasil virou terreno fértil para se desbravar nas áreas de investimentos. De acordo com Cherto, ainda há muito espaço para crescer no segmento de franquias. “Enquanto no Brasil o setor representa 2,3% do PIB, nos Estados Unidos corresponde a 13,8%”, diz ele. A movimentação que mais está mudando a cara do segmento no País é a interiorização do mercado de franquias. O processo de expansão para o interior ganhou força nos últimos dois anos em função de fatores que vão desde os altos preços dos imóveis nas principais capitais até a maturação de algumas redes nas grandes cidades brasileiras.

91.jpg

Camargo, da ABF: juro baixo deve sustentar crescimento das franquias.

“As franquias estão se deslocando para cidades de padrão médio, com população entre 100 mil e 300 mil habitantes”, diz o economista Marcos Nascimento, diretor da Cia de Franchising, empresa que formata e comercializa redes de franquias. Um dos principais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com