TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ambiente Político-legal Mostra Uma Substancial Regulamentação Dos Negócios E Crescimento De Grupos Especiais De Interesse.

Ensaios: O Ambiente Político-legal Mostra Uma Substancial Regulamentação Dos Negócios E Crescimento De Grupos Especiais De Interesse.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  666 Visualizações

Página 1 de 2

As decisões de Marketing são fortemente afetadas por mudanças no ambiente político-legal, formado por leis, órgãos governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam organizações e indivíduos.

As leis, por exemplo, podem criar grandes novas oportunidades de negócios, como as que tornam obrigatória a reciclagem obrigatória: as novas regras deram grande incentivo à indústria de reciclagem e incitaram a criação de dezenas de novas empresas que fabricam produtos a partir de materiais reciclados. O Código de Defesa do Consumidor também deu sua contribuição de induzir as empresas a modificarem processos e produtos no sentido de se adaptarem às exigências legais, principalmente para garantir a segurança e a integridade física dos usuários; isso possibilitou desenvolvimento das organizações e oferta de produtos e serviços de maior qualidade e com maior valor agregado.

O ambiente político-legal, assim como os outros ambientes de negócios, está em constante mudança e adaptação à realidade. As leis se transformam para acompanhar a evolução da sociedade, mesmo que em ritmo mais lento que esta; modificam-se para se adaptarem às transformações nos âmbitos econômicos e sociais. A versatilidade do mercado e a competição acirrada provocam mudanças cada vez maiores e mais rápidas no mercado e na sociedade e, consequentemente, nas leis e nas regras. Por isso as tendências de mudanças no ambiente político-legal devem ser analisadas e seus impactos para os negócios, estudados, a fim de fazer com que aparentes ameaças tornem-se oportunidades de mercado para as empresas.

Hoje, segundo Kotler (2004), observa-se duas macro tendências nesse ambiente: o incremento da legislação que regulariza os negócios e o crescimento de grupos de interesse especiais.

Legislação que regulariza os negócios

A legislação tem três propósitos centrais: proteger as empresas da concorrência desleal, proteger os consumidores de práticas de negócios desleais e proteger os interesses da sociedade do comportamento desenfreado das empresas.

Ao longo dos anos, esse conjunto de leis tornou-se mais complexo, abrangendo comportamento da concorrência, padrões de produtos, responsabilidade por produtos e transações comerciais entre países. No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor faz parte desse processo.

Os profissionais de marketing precisam saber a fundo como funcionam as principais leis que regulamentam os negócios, protegendo concorrência, consumidores e sociedade para que as ações propostas de promoção, vendas e gestão estejam em conformidade com a legislação. Para isso, é preciso estabelecer procedimentos legais de análise e promulgar padrões éticos para orientar seus gerentes de marketing.

Crescimento de grupos de interesse especiais

Existem organizações sociais que forçam autoridades e executivos a prestar atenção nos direitos do consumidor (e de outros grupos, como das mulheres, dos homossexuais, dos idosos ou das minorias em geral). Inclusive, empresas e outras organizações criam departamentos de assuntos públicos (ou relações públicas) para lidar com esses grupos de interesse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com