TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negócios e oportunidades na era digital CONCEITO DE LOGISTICA

Resenha: Negócios e oportunidades na era digital CONCEITO DE LOGISTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  Resenha  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 5

Negócios e oportunidades na era digital CONCEITO DE LOGISTICA

O conceito de logística tem muitos significados, um deles é que ela é a responsável pela distribuição eficiente dos produtos de uma determinada empresa a um custo menor e excelente serviço ao cliente.

Então, a logística procura gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação, o armazenamento de produtos e controle do estoque, e qualquer fluxo de informação associado, através do qual a organização e seu canal de distribuição são canalizados de forma tal que a rentabilidade presente e futura da empresa é maximizada em termos de custos e efetividade.

Logística determina e coordena de forma ótima o produto certo, o cliente certo, o lugar certo e a hora certa para a realização do serviço. Assumindo que o papel do marketing é estimular a demanda, o papel da logística será exatamente dar satisfação dessa demanda.

Somente através de uma análise detalhada da demanda em termos de localização, nível e tempo, é possível determinar o ponto de partida para alcançar o resultado final das atividades de logística, dar conta da demanda (aos pedidos de produtos ou serviços), em termos de custos e efetividade. A logística não é, portanto, uma atividade funcional, mas sim, um modelo, um quadro de referência, não sendo uma função operativa, senão um mecanismo de planejamento, uma forma de pensamento que vai mesmo reduzir a incerteza em um futuro desconhecido.

A função operacional da logística inclui todas as atividades e processos necessários para a gestão estratégica do fluxo e armazenagem de matérias-primas e componentes, em processo de inventário e de produtos acabados a fim de que estes são na quantidade certa, no lugar certo e na hora certa.

Atividades essenciais na logística são:

*Atendimento ao cliente.

* Transporte.

* Gestão de Estoques.

* Processamento de Pedidos.

Em conjunto, essas atividades vão atingir a satisfação do cliente e da empresa, a redução de custos, que é um dos fatores pelo qual as empresas são obrigadas a se concentrar em logística.

Dentro da logística, a cadeia de abastecimento, é entendida como o conjunto complexo de troca ou fluxo de materiais e informações que são estabelecidas tanto dentro de cada organização ou empresa e fora dela, com os seus fornecedores e clientes.

Embora no campo de conhecimento, há uma diferença clara entre cadeia de abastecimento (conhecida também por Supply Chain) e “Logística”, na prática diária, a distinção foi perdida, por isso, é comum utilizar os dois termos como sinônimos, no entanto, é importante souber que por definição, existem conceitos precisos dadas pelo Conselho de Profissionais de Supply Chain Management (CSCMP), a principal autoridade no assunto em todo o mundo.

Artigo: http://queconceito.com.br/logistica#ixzz2SWGtI0v1

EMPRESA EXEMPLO DE LOGISTICA

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos

Histórico

Os Correios tiveram sua origem no Brasil a 25 de janeiro de 1663. Em 1931 o decreto 20.859, de 26 de dezembro de 19311 funde a Diretoria Geral dos Correios com a Repartição Geral dos Telégrafos e cria o Departamento dos Correios e Telégrafos.2

A ECT foi criada a 20 de março de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações mediante a transformação da Autarquia Federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT).

A mudança não representou apenas uma troca de sigla, foi seguida por uma transformação profunda no modelo de gestão do setor postal brasileiro, tornando-o mais eficiente, e na consolidação de uma marca reconhecida por muitos como um verdadeiro patrimônio nacional.

Nos anos que se seguiram, vários serviços foram sendo incorporados ao portfólio da empresa. Além dos tradicionais serviços de cartas, malotes, selos e telegramas, entre os novos serviços podem ser destacados os pertencentes à família SEDEX, serviço de encomendas expressas. Ao todo são mais de cem produtos e serviços oferecidos pela maior empregadora do Brasil (no início de 2008 com mais de 109 mil empregados próprios, além dos terceirizados), sendo a única empresa a estar presente em todos os municípios do país, com uma vasta rede de unidades próprias e franqueadas. Diversos dos produtos e serviços da ET podem ainda ser adquiridos pela internet.

Edifício Sede da ECT, em Brasília

A constituição federal do Brasil prevê a exclusividade da união sobre a entrega de correspondências de interesse específico do destinatário.

Essa prática, em maior ou menor grau, é adotada por quase todos os países do mundo, até mesmo por aqueles com histórico de liberalização de mercado, como os Estados Unidos, sendo utilizado como alternativa para financiar o operador na universalização dos serviços postais, garantindo sua presença em regiões remotas, principalmente nos locais onde não existe o interesse das empresas privadas na sua operacionalização.

No Brasil esse serviço reservado só pode ser prestado, exclusivamente, pelo operador encarregado pela sua universalização, a ECT, como forma de financiar a prestação dos serviços deficitários aos cidadãos - Decreto-Lei nº 509/69, ratificado pela Lei nº 6.538/78.

A legislação brasileira prevê o monopólio somente nos serviços de:

• carta: objeto de correspondência, com ou sem envoltório, sob a forma de comunicação escrita, de natureza administrativa, social, comercial, ou qualquer outra, que contenha informação de interesse específico do destinatário;

• cartão postal: objeto de correspondência, de material consistente, sem envoltório, contendo mensagem e endereço;

• correspondência agrupada: reunião, em volume, de objetos da mesma ou de diversas naturezas, quando, pelo menos um deles, for sujeito ao monopólio postal, remetidos a pessoas jurídicas de direito público ou privado e/ou suas agências, filiais ou representantes; e

• telegrama: mensagem transmitida por sinalização elétrica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com