TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novos serviços atraem e fideliza clientela

Artigo: Novos serviços atraem e fideliza clientela. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Artigo  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

Novos serviços atraem e fideliza clientela

Como um salão de beleza pode inovar e atrair mais clientes? É o que quer saber a empreendedora Sueli, que escreveu para o blog Faça Diferente pedindo ajuda. A empresária tem um salão há mais de 18 anos em Sumaré, São Paulo. Começou sozinha, mas hoje emprega quatro profissionais. Presta serviços de cortes de cabelo, penteados, químicas, depilação e manicure.

“Sinto que estacionei, não consigo inovar para buscar mais clientes e enfrentar a concorrência. Gostaria de fidelizar a clientela e melhorar a gestão financeira (fluxo de caixa e controle de estoque).”

A cabeleireira também quer saber como pode fazer a equipe se tornar inovadora. “Como as profissionais já estão trabalhando comigo há mais de oito anos, está difícil convencê-las a procurar se inovações. Como devo proceder? Vejo que o mercado pede muita inovação.”

Confira a resposta do Consultor Sebrae:

Diversificação de serviços

Segundo informações do Ideias de Negócios – Salão de Beleza, apesar deste tipo de mercado ser razoavelmente estável e não sofrer de crises sazonais, ainda há espaço para a profissionalização e melhoria da qualidade, tanto dos serviços prestados, quanto do atendimento pessoal aos clientes.

Além dos serviços básicos – voltados para cabelos, manicure, pedicure e depilação –, você poderá inovar através da oferta de outros serviços: pequenos tratamentos de pele e estética facial, maquiagem e massagem. A diversificação de serviços poderá proporcionar um diferencial importante para o seu salão.

Conhecimento técnico e atendimento

Neste ramo, há dois fatores imprescindíveis para o sucesso do negócio: o conhecimento técnico dos funcionários e o bom relacionamento com os clientes.

Como se trabalha com a vaidade das pessoas, deve-se ter muita percepção e empatia sobre os desejos do cliente. É preciso ouvir a clientela com atenção, entendendo suas expectativas e sugerindo soluções pertinentes e adequadas ao seu perfil pessoal. Alie a isso a competência profissional, serviço de qualidade, ética profissional, interesse e compromisso pelo bem estar do cliente. Também é importante dar tratamento igual para todos (sem preconceitos), discrição e compromisso com os horários estabelecidos.

Para agregar valor em seu negócio, busque propiciar um ambiente agradável e ampliar a satisfação de seus clientes, seja pela diversificação de serviços auxiliares ou qualidade do atendimento, valorizando e respeitando cada cliente.

Alguns serviços auxiliares que podem facilitar a vida e aumentar a comodidade de seus clientes. Uma boa iniciativa é fazer atendimentos personalizados, em horários especiais ou em locais alternativos. Exemplo: em domicílio e/ou nos intervalos de trabalho de outras empresas.

Fidelização

Ouça os seus clientes e busque detectar suas aspirações e expectativas. Através das sugestões fornecidas pelos clientes, analise as possibilidades de agregar valor ao seu negócio e fazer diferença. Implementar novos produtos e serviços que atendam os desejos das clientes é um bom meio de captar novos fregueses e de fidelizar os atuais.

Você também poderá fidelizar a clientela com ações pós-venda, tais como o envio de cartões de aniversário, a comunicação de novos serviços e novos produtos ofertados, bem como contato telefônico visando lembrar o cliente de prazos para continuidade de tratamentos.

Reciclagem

Seus profissionais também precisam estar sempre atualizados, e devem participar de seminários, congressos e cursos. A reciclagem de conhecimento técnico os manterá sintonizados com as tendências. Desta forma, vale conferir as novidades em eventos sobre estética. A seguir, alguns encontros do setor:

- Rio Beauty Show;

- Hair Brasil;

- Cosmoprof Cosmética.

© 2014 Microsoft Termos Privacidade e cookies Desenvolvedores Português (Brasil)

...

Baixar como  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »