TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SATISFAÇÃO DA CLIENTELA

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.651 Palavras (11 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 11

VARIÁVEL UTILIZADA:

SATISFAÇÃO DA CLIENTELA

Uma das principais características da nova economia é que os clientes é quem ditam as regras do mercado e, consequentemente, é necessário colocá-los continuamente em primeiro lugar.

A satisfação é um tema importante para o desenvolvimento de um bom relacionamento entre cliente e empresa. Entender o seu contexto e estudar como os consumidores avaliam este atributo torna-se cada vez mais importante em um cenário onde o poder que lhes é dado aumenta a cada nova compra. Neste contexto, é importante citar a utilização do treinamento dos funcionários como uma ferramenta importante para adequar as necessidades dos clientes à sua consequente satisfação. Com base neste cenário, esta pesquisa teve como objetivo geral avaliar o grau de satisfação dos clientes com relação à qualidade do atendimento no Supermercado São José.

 PROCEDIMENTO METODOLÓGICO

  O método utilizado será a pesquisa de marketing. De acordo com Malhotra (2006), as pesquisas servem para identificar e solucionar problemas e oportunidades de marketing. As informações coletadas são disseminadas de forma objetiva, sendo utilizadas para melhorar a tomada de decisão.

O problema de pesquisa em questão consiste, fundamentalmente, em verificar qual o grau de satisfação dos clientes com relação à qualidade do atendimento do supermercado São José. Para estudar este tema optou-se por iniciar com uma pesquisa qualitativa e, em seguida, aplicar uma pesquisa quantitativa.

ETAPA QUALITATIVA

Foi realizada uma entrevista com abordagem direta, que possibilita ao respondente a evidência do objetivo do projeto, o qual foi aplicado através de um roteiro estruturado com perguntas abertas – ver apêndice A. O objetivo foi conhecer a empresa e sua estrutura.

Análise da Etapa Qualitativa

A observação participante permitiu inferir os seguintes resultados:

  • Há uma percepção de satisfação maior nos departamentos de padaria e açougue;
  • O atendimento no caixa normalmente é rápido, tendo em vista que os colaboradores desempenham de forma correta sua função;
  • Não há um padrão de atendimento e o mesmo ocorre de maneiras diversas, mas na sua maioria com cordialidade e simpatia;
  • A maioria dos colaboradores conhece seus produtos e serviços;
  • Muitos colaboradores se mostram disponíveis e interessados em resolver os problemas dos clientes;
  • Foi possível verificar que o local é bem iluminado, apesar de não ser tão bem climatizado;
  • No geral o estabelecimento é organizado e limpo, mas seus corredores são estreitos;
  • Aparentemente o número de colaboradores é suficiente para o atendimento à demanda e todos uniformizados.

ETAPA QUANTITATIVA

Com base na etapa qualitativa da pesquisa, foi possível partir para a pesquisa descritiva ou quantitativa. Na etapa de pesquisa quantitativa procura-se quantificar os dados, normalmente aplicando algum tipo de análise estatística.

A pesquisa quantitativa visa elucidar informações específicas que serão respondidas pelos entrevistados através de um questionário estruturado com questões fechadas. Isto porque esse método é utilizado para quantificar os dados para comprovação da pesquisa.

Na etapa quantitativa foi utilizado o método survey, que se baseia no interrogatório dos sujeitos da pesquisa a fim de descobrir a percepção, as atitudes, a motivação e o comportamento dos mesmos acerca do tema apresentado. Isto porque, as principais vantagens deste método, dizem respeito à fácil aplicabilidade e à confiabilidade dos dados, bem como a simplicidade na codificação, análise e interpretação dos dados.

Instrumento de Coleta de Dados

O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário (ver apêndice B), que é um documento composto por uma série de perguntas, usado para coletar dados primários. O questionário foi elaborado utilizando técnica de escalonamento Lickert, com mensuração de cinco categorias de resposta, utilizando construto de satisfação. Houve também um bloco de perguntas com objetivo de mapear o perfil do público estudado.

A elaboração do questionário desta pesquisa passou por algumas etapas até a versão final, Sua versão final apresenta 45 questões, sendo 39 questões com uso de escalas, cinco questões objetivas para determinação do perfil do entrevistado e uma questão aberta sobre o gasto médio em cada compra efetuada no supermercado objeto deste estudo.

Quanto aos critérios de definição das questões, levou-se em conta a necessidade de o questionário abranger todos os aspectos envolvidos com satisfação no atendimento, que são: serviços de atendimento dos funcionários, os serviços relacionados aos produtos, o ambiente interno e externo do estabelecimento, os serviços de atendimento ao cliente por departamento, assim como a qualidade dos produtos por departamento.

Método de Coleta

O método utilizado para efetuar a pesquisa quantitativa foi o survey, que se baseia na consulta dos entrevistados da pesquisa a fim de levantar os dados por meio de suas percepções, motivação e seu comportamento em relação ao tema proposto (MALHOTRA, 2006).

3.2.3 População e Amostra

Segundo Malhotra (2006), população é a soma de todos os elementos que compartilham características comuns e que compreendem o universo do problema de pesquisa de marketing. A amostra é um subgrupo de elementos dessa população, selecionado para a participação no estudo.

De acordo com o levantamento de dados junto à empresa, existe sazonalidade no atendimento. Existem períodos como o início e fim de cada mês, onde há maior movimento, podendo chegar a três semanas com movimento de 6.000 atendimentos de segunda-feira a quinta-feira e de sexta-feira a domingo o número pode chegar a 7.000 atendimentos. Com isso, o número de atendimentos em dias menos movimentados, como o meio do mês, variam entre 2.500 e 3.000 atendimentos por semana. Analisando os dados, é possível chegar a uma média que varia de 700 a 750 atendimentos diários. Esta pesquisa utilizou uma amostra de 67 clientes do Supermercado São José. O processo de amostragem utilizado foi não probabilístico por conveniência, onde o entrevistador escolhe os membros mais acessíveis para a realização da pesquisa, não tendo, portanto, uma representação estatística válida (KOTLER, 2000).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (137.2 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com