TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Banco Itaú Unibanco

Por:   •  17/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.811 Palavras (8 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

 Maio/2022

[pic 4]

Elaborado por: Cynthia Valente Rodrigues

Disciplina: Marketing

Turma: 0422-2_11


Introdução

O Banco Itaú Unibanco é uma instituição financeira que se destaca no mercado financeiro brasileiro. Fundado em 1943 como banco Itaú e em 2008 como Itaú Unibanco com uma das fusões mais comentadas do mercado brasileiro, atualmente conta com o apoio de 96.435 colaboradores pelo Brasil e pelo mundo, onde se faz presente em 21 países (BANCO ITAU, 2022). Eleito em 2022 a marca mais valiosa do Brasil, com um valor de mercado de 8 bilhões, também lidera pela segunda vez o ranking BrandZ Brasil 2021/22. (LIMA, 2022)

Esta institução financeira comercializa diversos produtos e serviços, entre eles conta corrente, consórcio, seguros, capitalização, cartões de crédito, entre outros produtos.

        Diante deste vasto mundo que é um banco, entraremos mais em detalhe no setor comercial de atendimento a empresas do Banco Itaú Unibanco, onde hoje, nota-se diversas possiblidades de melhorias.

        A entrada das fintechs no mercado financeiro fez com que os bancos mais tradicionais sentissem a oportunidade de atualização de alguns processos e a modernização de algum serviços (ANBIMA, 2017). Tendo em vista os serviços diferenciados oferecidos pelos novos bancos digitais ingressantes neste mercado, nota-se as oportunidades de melhorias ao cliente Itaú.

        Não poupo em dizer que o avançar da tecnologia neste ambiente financeiro só traz ganhos a população usuária destes serviços. Agilidade e segurança podem ser citados como alguns dos benefícios gerados por essa modernização. O Itaú, dentre os bancos tradicionais já se destaca e atua fortemente em seu marketing no viés de inovações e tecnologias, como também iniciativas voltadas para inclusão, educação e incentivos sociais.

Porém, alguns pontos ainda tendem a se diferenciar quando falamos de fintechs e bancos mais tradicionais. Atualmente, a maior insatisfação dos clientes bancários são as cobranças de tarifas cobradas pelos seus serviços, tarifas estas que no banco digital não são habituais. Entedemos a diferença e estruturas dos dois ambientes aqui comparados, porém, seria de grande relevância e melhoria para os bancos tradicionais se houvessem ofertas de contas mais próximas aos serviços oferecidos pelos concorrentes novatos, a isenção de taxas e tarifas.

        


Desenvolvimento

Tem-se como objetivo neste estudo, a melhoria no atendimento às empresas no setor bancário. Um fato muito citado pelos clientes observados neste estudo foi que  gostam e não dispensam o atendimento e facilidade de soluções de problemas e crédito que os bancos tradicionais e presencias obtém, contudo, citam que os bancos digitais oferecem algumas facilidades que dificilmente não irão ser comparadas, como a isenção de taxas e tarifas. Coforme citado por Giselle Afonso, coordenadora de comunicação do Banco Central:

“Tarifas bancárias são valores que os bancos cobram dos clientes pelos serviços prestados. Elas podem ser cobradas se estiverem previstas no contrato ou se o cliente as autorizar ou solicitar previamente e, claro, somente se o serviço tiver sido efetivamente prestado.

Porém, o banco não pode cobrar qualquer tarifa de seus clientes. Para pessoas físicas, por exemplo, existem os chamados serviços essenciais, que são gratuitos até um número máximo de utilização. Isso significa que mesmo as pessoas que só usam os serviços essenciais podem ter de pagar tarifa. "Existe uma quantidade fixa para o uso desses serviços. Se o cliente usar além dessa quantidade prevista, vai pagar pelo que utilizar a mais" (AFONSO, 2021)

Porém, quando o assunto é cobrança de Pessoa Jurídica, não há uma padronização, mas que a cobrança seja válida, existem algumas regras, segundo o Banco Central:

1.A tarifa deve estar prevista no contrato ou referir-se a um serviço autorizado ou solicitado previamente pelo cliente.

2.O serviço deve ter sido efetivamente prestado pelo banco ou instituição.

3.As tarifas devem ser divulgadas em formato e locais visíveis nas agências e postos de atendimento e nos canais digitais, como aplicativos e sites. (AFONSO, 2021)

Contudo, não pode-se deixar de mencionar que em um estudo realizado pela Febraban e citado na Folha de São Paulo de 20 de setembro de 2021 que muitas fintechs apresentam gratuidade de algumas tarifas que são portas de entrada para os clientes, mas aumentam suas taxas em créditos e cartões de crédito. A Febraban aponta um custo mais elevado da Nubank quando comparado a bancos tradicionais. Porém, isso é avaliado apenas numa observação um pouco mais criteriosa (BOMBANA, 2021).

        Nos deparamos atualmente com uma população jovem muito mais voltada a tecnologia e rapidez e que se abtuam rapidamente com serviços digitais dos bancos não presenciais. Em uma pesquisa realizada pela fintech alemã Mambu, teve-se como resultado que bancos digitais são a preferência da maioria dos jovens brasileiros. Segundo esta pequisa, 54% da população brasileira entre 18 e 35 anos tem conta num banco digital enquanto 46% preferem os bancos tradicionais. O Brasil foi o único País onde obteve-se este resultado na preferência dos digitais, em outros países, em média, 83% dos jovens preferem as instituições mais clássicas. (BATALHA DAS STARTUPS, 2022)

Quando questionados os motivos de suas preferencias:

Figura 1

[pic 5]

Fonte: (BATALHA DAS STARTUPS, 2022)

Diante desta perspectiva, podemos analisar o ambiente onde o Itaú encontra-se:

Figura 2

FORÇAS

FRAQUEZAS

Tradicional                                         Confiança                                           Marca Sólida                           Atendimento presencial

Cobrança tarifa                              Burocracia

OPORTUNIDADES

AMEAÇAS

Modernização                            Descomplicação                                Isenção de tarifas                Eletronização

Ingresso de bancos digitais          Processos modernos dos concorrentes                                      Fama de cobranças excessivas

Fonte: Criação própria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (2.6 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com