TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE MACRO AMBIENTAL DO BANCO ITAÚ UNIBANCO AMBIENTE ECONÔMICO QUAL IMPACTO DA REDUÇÃO DE JUROS NOS BANCOS?

Por:   •  26/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  1.371 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO DIRIGIDO – Exercício 02

Disciplina: Gestão Estratégica                                              

Professor: Lucas Lima         

Aluna: Taiane Pinto da silva                             

ANALISE MACRO AMBIENTAL DO BANCO ITAÚ UNIBANCO

AMBIENTE ECONÔMICO

QUAL IMPACTO DA REDUÇÃO DE JUROS NOS BANCOS?

Se a taxa de juros reduz muito, a população tem maior acesso ao crédito e consome mais. A redução do juros tende a causar uma migração dos investidores. Investimentos que possuem seus rendimentos ligados a Selic (Meta de 2017 é 12,25%) se tornam menos atrativos e os investidores migram para outros tipos de investimentos como: Bolsa de valores, tesouro direto. O juros baixo é uma ameaça

 para o setor bancário. Boa parte do lucros das instituições financeira se dá através desta taxa e sua redução significa também uma redução na lucratividade das instituições.

QUAL O IMPACTO DA REDUÇÃO DA INFLAÇÃO NO SETOR BANCÁRIO?

A redução da inflação afeta o negócio bancário principalmente em um aspecto: Excesso de dinheiro em circulação o que pode gerar Consumo excessivo: Quando as pessoas e empresas gastam muito rápido e não fazem poupança. Ou seja, consumismo. O dinheiro vai embora tão logo ele chega nas

mãos das pessoas. Esse consumo excessivo pode ser estimulado pelo crédito barato. Para o setor bancário este item é uma ameaça e oportunidade ao mesmo tempo, pois mesmo que mais baratos as pessoas irão tomar crédito e o banco não irá perder nada, apenas diminuirá seu ganho tornando-se uma leve ameaça.

QUAL IMPACTO DO DESEMPREGO NO SETOR BANCÁRIO?

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a taxa de desemprego no Brasil atingiu 13,2%. Está variável é altamente crítica para o mercado financeiro, pois ao contrário do discurso do governo atual, o desemprego demonstra a fraqueza da economia atual e o quanto estamos longe de um progresso econômico.

         No setor bancário está variável é altamente critica. Uma população desempregada é uma população sem renda. Deste modo não haverá possibilidade de quitação de dívidas e novos investimentos. E as instituições ainda correm o risco de um aumento do nível de endividamento de seus clientes, redução em suas transações diárias (pagamentos, saques, transferências) causando até mesmo o fechamento de postos bancários.

QUAL EXPECTATIVA DO CRESCIMENTO/ REDUÇÃO DO CRÉDITO PARA O FINAL DO ANO? E QUAL O IMPACTO DISSO PARA O SETOR BANCÁRIO?

Para 2017 a expectativa é de redução do credito. O cenário atual já mostra uma economia abalada como todos os acontecimentos no mercado financeiro e político. Os bancos iniciaram o ano com retração total em suas linhas de credito temendo um aumento do nível de endividamento e para final do ano a expectativa não sofreu mudanças. No momento as taxas estão mais altas o que tende a reduzir o consumo e o crédito, o que pode contribuir para o controle dos preços.

Entretanto, também prejudicam a economia e geram mais desemprego sendo assim, uma ameaça ao setor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (90 Kb)   docx (81.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com