TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Branding no Brasil

Por:   •  22/9/2019  •  Artigo  •  3.759 Palavras (16 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 16

COMO TORNAR UMA MARCA VALIOSA EM DIFERENTES NÍVEIS DE EMPRESAS BRASILEIRAS COM USO DE BRANDING

HOW TO MAKE A VALUABLE BRAND IN DIFFERENT LEVELS OF BRAZILIAN COMPANIES USING BRANDING

ANA CLAUDIA VIEIRA DE ARAÚJO

MARCOS RODRIGUES LIMA

MICHELLE OLIVEIRA SANTOS

RESUMO

Este artigo abordará a importância da gestão de marcas nos pequenos negócios em um mercado de alta concorrência. Apresentando alguns pontos importantes, pelos quais as pequenas empresas brasileiras ainda deixam de trabalhar por possuírem uma percepção limitada de que o trabalho com o branding é possível apenas para grandes empresas, ou que trata-se somente de uma visão circunscrita do visual que a mesma irá apresentar para seu público-alvo. Temos como objetivo identificar as peças chaves para tornar um pequeno negócio em uma marca valiosa do mercado empreendedor do país.

Palavras-Chave: Gestão de Marcas, Pequenos Negócios, Branding no Brasil, Estratégia de Marketing.

ABSTRACT

This article discusses the importance of brand management in small businesses in a highly competitive market. You can do branding work with the branding job to become a large number of people, or to do the branding work. present to your target audience. It aims to identify the key pieces to make a small business into a valuable brand of the country's entrepreneurial market.

Keywords: Brand Management, Small Business, Branding in Brazil, Marketing Strategy.

1 INTRODUÇÃO

Atualmente vivemos em um mundo empresarial de ampla concorrência de mercado, em que a utilização de todas as estratégias de marketing e publicidade tornam-se um fator de extrema necessidade para o sucesso ou o fracasso de vendas de determinado produto ou serviço, além da obtenção de seu público alvo.

Uma das principais estratégias é a boa gestão de marca, ou seja, todo o trabalho realizado para que o público conheça e deseje o status que tal consumo de marca trará ao mesmo. Mas afinal o que é Marca? E qual seu papel para o comportamento do consumidor?

De acordo com a American Marketing Association (AMA), marca é “um nome, termo, sinal, símbolo ou design, ou uma combinação de tudo isso, destinado a identificar os produtos ou serviços de um fornecedor ou grupo de fornecedores para diferenciá-lo do de outros concorrentes”. Sendo assim podemos definir marca como o conjunto de experiências que a empresa oferecerá diante daquela produto ou serviço, a partir da identidade criada por tais elementos, tornando-o único e especial aos olhos do consumidor.

Segundo Kotler e Keller (2007 P. 269) “Uma marca é portanto um produto ou serviço que agrega  dimensões que, de alguma forma, os diferenciam de outros produtos ou serviços desenvolvidos para satisfazer a mesma necessidade.”

O consumidor sempre ávido a necessidade de um aparente status em seu grupo social, sempre consumirá de acordo com o conteúdo de valores que o serviço ou produto lhe entregará diante do seu grupo, e ao falarmos de valor, não apenas está atribuído ao valor financeiro de tal necessidade, e sim satisfazer o desejo de seu cliente, e é neste momento que o papel da marca entra com força. Muitas empresas com produtos de qualidade perdem espaço no mercado por falha de identidade de marca, segundo Philip Kotler o pai do marketing “os consumidores podem avaliar um produto idêntico de forma diferente, dependendo de como sua marca é estabelecida”, isso vêm da percepção de valor que o cliente possuirá sobre este determinado bem a ser consumido.

Ainda segundo Kotler e Keller (2007 P. 140) “O valor percebido é a diferença entre a avaliação que o cliente potencial faz de todos os benefícios e custos relativos a um produto ou serviço e as alternativas já percebidas.”

Ou seja, a força da marca está atrelada a como o cliente irá passar por sua experiência com o produto e serviço desejado, ligada completamente ao sucesso ou fracasso do poder que a marca irá atribuir, daí a necessidade de trabalharmos a gestão de marcas, surgindo assim a estratégia de Branding, ainda sob a visão do pai do marketing “branding significa dotar produtos e serviços com o poder de uma marca. Está totalmente relacionado a criar diferenças”, isso significa fortalecer sua imagem e marca de maneira poderosa para seu público alvo, entregando, de maneira tangível e intangível, valores, satisfação, qualidade e diferencial.

O branding portanto é saber como direcionar o interesse de seu consumidor externo e interno através de estruturas mentais que farão o consumidor organizar seu interesse e conhecimento diante o seu desejo e necessidade, e para que a estratégia de branding seja bem sucedida, a marca deve convencer o cliente de que ele traz uma verdadeira diferença entre as demais marcas do mercado concorrente.

No Brasil esta estratégia ainda é um processo em desenvolvimento lento e contínuo, que se bem direcionado às necessidades de cada nível estrutural de empresas no país poderá revelar fortes e valiosas marcas ainda pouco conhecidas pelo público alvo destas.

No país o branding ainda é muito vinculado apenas a questão visual de uma marca e não a todo seu contexto e a partir desta observação que o intuito deste artigo é direcionar uma solução para o problema de criação de estratégias fortes de gestão de marcas para microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).

1.1 Contextualização

        O Branding no Brasil ainda encontra-se de maneira muito delimitada em um processo a percorrer muito caminho, muitas empresas ainda não compreendem a real necessidade de trabalhar e desenvolver uma boa gestão de marcas em sua empresa, prendendo-se muito ao pensamento de que a identidade visual, como por exemplo, o logotipo, é a única necessidade que trará a percepção positiva de seu futuro cliente.

        Em um cenário de pequenos negócios a estratégia já limitada, torna-se ainda mais íngreme e conturbada, por motivos claros como: baixo orçamento para estratégias de marketing, visão negativa para a necessidade do trabalho de gestão de marcas, e um mercado concorrente muito amplo.

Esta atividade é um processo árduo e longínquo a ser percorrido por qualquer empresa que deseja discorre-lá, entretanto os benefícios a serem colhidos mostram-se ainda mais relevantes, uma vez que ela pode trazer um aumento na renda lucrada, assim como a fidelização e reconhecimento do público alvo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (188.3 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com