TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CASE MARGARINA NUTRY

Por:   •  12/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.815 Palavras (12 Páginas)  •  3.167 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAEL - UNIFAEL[pic 1]

Plano de negócios: CASE MARGARINA NUTRY

CASCAVEL

2022

American-Foods: Planejamento Comercial da Linha das Margarinas Nutry

Trabalho da disciplina Prática em Gestão Comercial, apresentado ao Centro Universitário Fael - UniFAEL, como parte das exigências para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Comercial.

Orientador: LUIZ ALBERTO VIVAN

CASCAVEL

2022

ETAPA 1- COLETA E ANALISES DE MERCADO

  1. INTRODUÇÃO

  Não há como negar que, nos últimos anos, a manteiga conquistou seu lugar à mesa de grande parte dos brasileiros, agradando o café da manhã de todos. Neste quesito a marganira Nutry vem cumprindo muito bem o seu papel, não só pelo seu sabor e textura, mas também pelo seu preço, o qual acompanha de maneira fiel a realidade do povo brasileiro. Dito isso, iremos apresentar neste trabalho uma análise mercadológica completa sobre a margarina Nutry, contendo um levantamento de diversos dados a respeito do desempenho da nossa marca, nos mercados da cidade de Cascavel-PR, a região da qual iremos retirar dados como, perfil de renda familiar da populção, analise de concorrentes locais e, ainda, apresentar um levantamento de oportunidades de mercado para a nossa margarina Nutry.

      2. LEVANTAMENTO DE DADOS MERCADOLÓGICOS DA SUA CIDADE

2.1 Levantamento dos dados populacionais da sua cidade.

Localizada no interior do estado do Paraná, a cidade de Cascavel possui uma população de aproximadamente 286.205 habitantes, sendo estimanda, para 2021, em 336.076 pessoas além de uma densidade demográfica de 136,23 hab/km2 de acordo com o último censo feito pelo IBGE em 2010.

[pic 2][pic 3][pic 4]

Ano                    homens                  mulheres                    total

            2010                   139.771                   146.434                   286.205

           

             Existindo, assim, na cidade de Cascavel, mais mulheres do que homens. Sendo a populaçao composta de 21.16% de mulheres e 48.84% de homens.

2.2 Levantamento do perfil de renda familiar, individual, de sua cidade.

Levando em conta os dados disponibilizados pelo IBGE em 2019, a cidade de Cascavel possuia o total de 125.056 pessoas ocupadas, representando 38.1% da população. Com um salário médio mensal de 2,5 salários mínimos, a cidade ocupava, em comparação com os outros municipios do estado, a 20ª colocação de 399. Já se considerarmos os domicílios com renda mensal de até meio salário mínimo, o qual corresponde a 28.6% da população, a cidade ocupava a 30ª posição dos 399 municípios do estado.

2.3 Levantamento dos dados de escolaridade de sua cidade.

Possuindo cerca de 180 estabelecimentos de ensino, a cidade de Cascavel tem contabilizadas quase 55 mil matriculas, entre ensino fundamental e médio. Consegindo, assim, de acordo com estudos realizados na cidade, no ano de 2010, a taxa de escolarização de crianças com idade entre 6 e 14 anos de 98,1%. Além disso, considerando o índice de Desenvolvimento da Eduacação Básica (IDEB), o qual funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da educação, Cascavel possui uma média de 6,5 para os anos inicias de ensino fundamental e uma média de 5,0 para os anos finais do ensinos fundamental, ambos da rede pública consoante estudos de 2019. Com médias desse nível, a cidade de Cascavel ocupa a 149ª colocação entre todas as cidades do estado e a 1137ª colocação em comparação aos 5570 municípios do país.

2.4 Levantamento dos dados econômicos de sua cidade.

Tendo o agronegócio como um dos principais geradores da econimia, Cascavel é rica não só na cultuta de soja, milho e trigo, mas também na criação de aves, suínos e bovinos, contribindo como uma das principais responsáveis por sustentar a economia do estado do Paraná. A ciade contém também um grande centro de comercialização e de prestação de serviços, o qual é responsável por 78% da atividade econômica de Cascavel, e também por colocar a cidade entre as 70 que mais geram emprego no estado de acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC) Alci Rotta Junior. Com isso, a cidade tem um PIB per cápita de R$ 38.368,71 o qual, comparado a outros municípios, ocupa a 90ª posição entre os municípios do estado e a 834ª posição se comparado aos do Brasil.

     3. ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA LOCAL.

     

3.1 Descrição dos produtos comercializados pelos concorrentes locais.

Atualmente, na cidade de Cascavel, existem empresas do ramo comercial de laticínios que demonstram concorrência direta com a nossa empresa Nutry. São empresas que oferecem somente a marganina ou, ainda, aquelas que oferecem também a manteiga, produto mais barato em relação á margarina. Entre elas então a Qualy, Margarina Becel e Margarina Supreme.

  • QUALY: Com 44,1% de market share do mercado, a empresa vem se destacando como pareceira do consumidor nesta jornada, e ganhou +2,44pp de share valor desde o início do ano, reforçando a premissa de que os clientes têm buscado marcas líderes, as quais tenham reconhecimento e confiança do público em geral para o seu dia a dia.

Ingredientes: Óleos Vegetais Líquidos e Interesterificados, Água, Sal (Cloreto de Sódio), Soro de Leite em Pó, Leite em Pó Desnatado, Vitamina A, Estabilizantes: Mono e Diglicerídeos de Ácidos Graxos e Lecitina de Soja, Conservadores: Sorbato de Potássio e Benzoato de Sódio, Acidulante: Ácido Cítrico, Antioxidantes: TBHQ, BHT, EDTA, Aromatizante: Aroma Idêntico ao Natural, Corantes: Urucum, Cúrcuma e Beta Caroteno. Informações nutricionais na tabela1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (210.1 Kb)   docx (337.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com