TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTEXTO EMPRESARIAL

Exames: O CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  2.108 Palavras (9 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

No texto a seguir,vamos poder entender melhor o contexto empresarial. Um dos objetivos das empresas é atender às necessidades do consumidor, que se torna cada vez mais exigente com relação aos produtos que são colocados à disposição no mercado. Com isso, busca-se qualificar cada vez mais os produtos com preço acessível ao consumidor, baixo custo e ganho equilibrado para a empresa. Visando à obtenção desse resultado, as empresas precisam de estratégias de gestão.

DESENVOLVIMENTO

Função administrativa é uma das funções básicas do Estado (ou de seus delegados). É caracterizada em confronto com a função legislativa e a função jurisdicional. A função administrativa é ativa, pois em regra independe de provocação do cidadão para ser exercitada, diferentemente do que ocorre com a função jurisdicional. É, por outro lado, subordinada à lei, atividade infra-legal, que não inova a ordem jurídica, diversamente da função legislativa, naturalmente criativa e inovadora. A função administrativa é atividade infra-legal, ativa, hierarquizada,de realização do interesse público.

O teórico que desenvolveu as funções administrativas foi Maximiniano e suas principais mudanças ao longo do tempo são as respectivas abaixo:

1. A formulação da estratégia é um processo deliberado: as estratégias são criadas com base no conhecimento adquirido ao longo do tempo, sendo sua formulação conhecida como uma aptidão adquirida e não natural ou de intuição.

2. A percepção e o controle são responsabilidade do executivo principal: o executivo principal é o único estrategista, sendo as decisões principais centralizadas em sua pessoa, reafirmando o centralismo e o personalismo.

3. A formação da estratégia é informal e simples: Para ser controlada por uma só mente a maneira é manter o processo simples.

4. Estratégias únicas: Estabelece estratégias únicas para situações especificas, ou seja, sobre medida para o caso individual. Concentrando-se no processo de formulação e não no conteúdo.

5. Quando a estratégia está formulada, o processo se dá como completo: em determinado momento a estratégia se apresenta como perspectiva, completamente formulada e pronta para ser implementada. Considerada a grande estratégia, o conceito global do negócio e a escolha suprema.

6. Estratégias devem ser explícitas: devem ser apresentadas de maneira simples e de forma que os demais membros da organização possam compreendê-las e executá-las. Mantê-las simples favorece a inflexibilidade.

7. Depois de totalmente concebidas é que as estratégias devem ser implementadas. Divide-se claramente a formulação de estratégias de sua implementação, em momentos distintos, distanciando o agir do pensar.

Conceito de Patrimônio

O patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, física ou jurídica, que possam ser avaliados em dinheiro.

Do ponto de vista contábil, não são considerados os bens, direitos e obrigações que não têm valor econômico, quer dizer, que não podem ser avaliados em moeda.

O contabilista pode controlar o dinheiro, os imóveis, as mercadorias, as contas a receber, as dívidas e demais bens, direitos e obrigações avaliáveis economicamente. Todavia, ele não se ocupará das relações familiares ou de amizade, do caráter, da dignidade e de outros valores que não se traduzam em dinheiro. O maior bem de um ser humano é a vida. Entretanto, como não apresenta valor monetário, esse bem não é controlado pela Contabilidade.

O patrimônio é composto de elementos positivos e negativos. Os bens e direitos representam o aspecto positivo patrimonial. As obrigações, o aspecto negativo. Ainda que as dívidas superem os bens e direitos, o patrimônio existe.

Segundo Paulo de Assunção, patrimônio é um conjunto de bens históricos e culturais (materiais ou imateriais) e naturais que tenham valor reconhecido para um determinado local. O patrimônio é de direito público da comunidade no qual está inserido. O objeto pode ser de propriedade particular, mas o seu caráter histórico e/ou artístico, a sua composição imaterial.

Capital Social

Embora o capital social possa ser extremamente benéfico para uma organização, e ainda que se tenha a impressão de que as empresas beneficiam-se facilmente de suas vantagens, as corporações variam bastante em suas habilidades de aproveitá-lo de modo efetivo. A determinação da natureza do conhecimento externo necessário e a escolha de um método apropriado para obter o conhecimento são apenas o primeiro passo no aproveitamento do capital social: uma organização deve se preparar para receber, absorver e utilizar o conhecimento obtido dessa forma – um processo que envolve várias etapas. Além disso, deve se certificar de que o conhecimento que está sendo obtido é atual e confiável. Na ausência de tal preparo, as empresas podem perder recursos preciosos tentando aproveitar o capital social e, em alguns casos, as organizações chegam até mesmo a perder sua vantagem competitiva ao longo do processo.Delineamos, a seguir, as várias etapas que as empresas devem percorrer para tirar vantagem do capital social com sucesso.

Análise de Mercado

Análise de mercado é descobrir a maneira correta para que o seu projeto se concretize. E para que a análise de mercado seja feita de forma correta é necessário analisar os consumidores, a concorrência e os fornecedores. Não se pode confundir análise de mercado com a análise de concorrência. A análise de mercado é algo distinto porque consiste em encontrar clientes potenciais que tenham a vontade de utilizar os produtos e serviços que a sua empresa pretende oferecer e satisfazê-lo na etapa final da ação.

Realizar pesquisas de mercado é uma dos meios mais comuns de se realizar a análise de mercado. Isso é um tipo de investimento que a empresa faz para que tenha bom desempenho em todo o processo do projeto. Deve estar claro que nem sempre a análise de mercado traz retorno em curto prazo. É preciso um tratamento especial para cada detalhe, desde as etapas do planejamento, procedimentos técnicos até a interpretação dos dados da sua pesquisa.

A análise de mercado precisa estar presente desde o início do planejamento do seu produto ou serviço, isso diminui o número de riscos. Ela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com