TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO EMPRESARIAL FRENTE À OCIOSIDADE PRODUTIVA

Artigos Científicos: O DESAFIO EMPRESARIAL FRENTE À OCIOSIDADE PRODUTIVA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  15.223 Palavras (61 Páginas)  •  656 Visualizações

Página 1 de 61

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 A EMPRESA...........................................................................................................4

2.2 A SOLUÇÃO DA EMPRESA..................................................................................5 2.3 A SOLUÇÃO PARA A EMPRESA SEGUNDO O GRUPO.....................................5

3 SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO ..............................................................6

3.1 ERGONOMIA.........................................................................................................6

3.2 NR 17 - NORMA REGULAMENTADORA 17 / ERGONOMIA................................7

3.3 IMPORTÂNCIAS DA ERGONOMIA NO TRABALHO............................................8

3.4 RISCOS ERGONÔMICOS E SEGURANÇA NO TRABALHO..............................8

CONCLUSÃO..............................................................................................................9

REFERENCIAS..........................................................................................................10

APENDICES...............................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

Nas organizações empresariais hoje é cada vez maior a necessidade de inovar. Fenômenos como a globalização dos mercados, a revolução científica e tecnológica e o desenvolvimento dos meios de comunicação fazem com que a competitividade entre as empresas e a busca pela excelência de produtos e processos aumentem cada vez mais, tornando-se necessária a criação de produtos e processos novos para a sobrevivência das organizações.

No trabalho abordado por este grupo, foi tomado como temas: a questão relacionada a ociosidade produtiva dos colaboradores na empresa analisada, e como o estilo de gestão e de liderança servem de instrumentos de estratégia, que poderão solucionar e combater os problemas que ocasionam a baixa produtividade.

O grupo realizou pesquisa de campo na empresa Norte Gases – estabelecida em Castanhal – Pará, fazendo um estudo do funcionamento da mesma.

No segundo momento, a equipe abordou a Ergonomia enquanto ciência e sua importância relacionada não apenas ao estudo e desenvolvimento que propiciem conforto na execução das mais diversas tarefas do dia a dia do homem, como também a qualidade de vida dos colaboradores no ambiente de trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A EMPRESA

A empresa Norte Gases está classificada como um uma Microempresa. Presta serviço na área de abastecimento de gases nobres.

O tipo de administração da empresa é contemporâneo e possui uma liderança participativa, segundo a direção da organização.

Com o objetivo de motivar e desenvolver o comprometimento das pessoas, a liderança participativa é a maneira mais eficiente de desenvolver equipes e torná-las mais produtivas por meio do exercício de motivar pessoas, possibilitando aos colaboradores e participantes a oportunidade de repensar e discutir idéias, problemas e possíveis soluções. Com ênfase nos principais conceitos de liderança e no trabalho em equipe para motivação. Liderança não é um cargo hierárquico. É uma competência profissional que deve estar presente em cada um de nós, de forma pessoal que interfere muitas vezes na nossa vida profissional. Essa maneira de entender a liderança diz respeito às nossas responsabilidades, às nossas atitudes.

Ao visitar a empresa NORTE GASES, fizemos o questionamento, exaltamos a pergunta do texto em relação a “Ociosidade”, e a resposta foi imediata: “Sim, nós temos esse tipo de problemas aqui em nossa empresa”, e o gerencia enfatizou: “Acho que esses problemas são comuns em todas as empresas bem como em toda sociedade”. Com isso perguntamos: Que tipo de problemas com ociosidade produtiva a empresa passou?

Como se trata de distribuição gases medicinais e indústrias tínhamos alguns clientes diferenciados tais como: hospitais e clinicas, e laboratórios para o atendimento mais preciso. O tempo é fator essencial para o atendimento emergencial.

A distribuição de entregas é destinada a cada equipe, junto com o seu manifesto de cargas e roteiros. Visto que, algumas equipes concluíam as suas entregas e outras não, todas trabalhando dentro do mesmo espaço de tempo para cada entrega, em suas devidas rotas. A gerência constatou que existia uma equipe que não finalizava todas as suas entregas em tempo. Com isso a empresa passou a fazer monitoramento individual do roteiro de entregas, onde se descobriu que a ociosidade era o fator principal, tendo ainda, na falta de comprometimento de seus colaboradores envolvidos, outro problema, visto que suprimiam o serviço e suas obrigações profissionais em prol dos seus interesses pessoais.

2.2 A SOLUÇÃO DA EMPRESA

A solução encontrada pela gerência foi conscientizar todo o grupo envolvido, explicando e detalhando os efeitos negativos da situação tanto para a empresa quanto para os colaboradores e os efeitos positivos com dissolução do problema em questão. Ao mesmo tempo em que planejou um remanejamento em todas as equipes, fazendo um rodízio dentro das escalas por grupo e implantando um novo sistema motivacional baseado em desafios, metas e bonificações. Assim sendo, o espaço de tempo nas entregas fora total preenchido, ou seja, aproveitamento positivo integral do tempo se atingindo os objetivos almejados. Não sobrando mais espaços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 60 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com