TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA EROTIZAÇÃO PRECOCE.

Casos: OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA EROTIZAÇÃO PRECOCE.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  4.378 Palavras (18 Páginas)  •  894 Visualizações

Página 1 de 18

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

CRISTIANE DOS SANTOS LACERDA

DAIANE APARECIDA MOREIRA ARRUDA

DANIELLE MARIA DE ALMEIDA BARBOSA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR DE GRUPO

Projeto Vivencial de Intervenção

Goiânia

2013

CRISTIANE DOS SANTOS LACERDA

DAIANE APARECIDA MOREIRA ARRUDA

DANIELLE MARIA DE ALMEIDA BARBOSA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR DE GRUPO

Projeto Vivencial de Intervenção

Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina ( Ensino e Alfabetização II,Estágio Curricular Obrigatório I, Ensino da Matemática na Educação Infantil, Ensino das Artes e Músicas,Ensino da Natureza e Sociedade, Seminários V )

Prof. Laura Célia ,Raquel Franco,Andréia Zômpero,Helenara Sampaio,Vilze Vidotte

Goiânia

2013

OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA EROTIZAÇÃO PRECOCE.

INTRODUÇÃO

O objetivo geral deste trabalho é discutir sobre a erotização precoce e como o pedagogo que atua em meio à sociedade como formador de uma consciência mais crítica, poderá auxiliar com seus conhecimentos adquiridos na Academia.

O presente estudo foi norteado pelos seguintes objetivos específicos:

Abordar o tema sexualidade, bem como sua trajetória histórica implantada ao longo do tempo.

Identificar práticas com bases teóricas para a percepção de alguns meios de comunicação que influenciam com frequência os corpos infantis;

Discutir a necessidade da relação à seleção dos programas assistidos no cotidiano e como os mesmos tem contribuído na formação da identidade dos indivíduos.

O grupo foi dividido de forma que todas ficaram responsáveis em aprofundarmos no tema, separando material suficiente para que a pesquisa fosse realizada, sendo que depois da visita a escola, nos reunimos e cada uma ficou responsável por uma parte da pesquisa, para que assim, ao juntarmos todas as partes, pudéssemos ter um trabalho amplo e completo, devido a complexidade do tema.

A presente pesquisa foi realizada no Instituto Espaço Aberto, que se situa na Av.Rudá qd 39-A Lt 10 Vila Brasília-Aparecida de Goiânia-Goiás CEP74905-760 em funcionamento a mais de vinte anos.

O Diretor do Instituto Espaço Aberto, Olegário Brasil Borges Primo, mais conhecido por Gainho, é psicopedagogo e fundador proprietário dessa Unidade. Para ele, a gestão escolar é a alternativa que diz respeito ao envolvimento da comunidade local e escolar no estabelecimento, às finalidades e à adequação dos meios, de modo a garantir à escola, o papel da transformação social. Acredita que a gestão democrática é aquela gestão em que todos têm oportunidade de participar, emitindo opiniões, concordando ou discordando das ações ocorridas no âmbito escolar.

Quanto à participação da comunidade escolar o diretor Olegário avalia como regular, podendo segundo ele melhorar com a conscientização de todos para que com isso, com a ação de todos, a educação tenha melhor qualidade para um futuro próximo.

A escola tem autonomia administrava e o calendário escolar é elaborado pelo Diretor, Coordenador e Secretário, ou seja, conta com o auxílio de várias pessoas que se reúnem, discutem e chegam a um denominador comum.

O Projeto Político Pedagógico é elaborado todos os anos, ou seja, ele sofre alterações sempre que necessário. Desse modo, percebe-se que na escola particular existe soberania e que o dono faz a identidade da unidade escolar de acordo com seus princípios. Sendo assim, não é dada a comunidade abertura para participar de seu projeto pedagógico.

1. PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA

A abordagem deste tema consiste em questionar como os educadores da educação infantil estão enfrentando a questão da sexualidade precoce nas crianças, que de maneira rápida tem crescido a cada dia.

A referente hipótese foi levantada sobre a qualificação dos profissionais da educação e especificamente na educação infantil. Esta se inicia na universidade, que deve oferecer os conhecimentos a respeito das leis que regem esta categoria e os desafios que a mesma enfrenta.

Será que os mesmos estão preparados para lidar com certos comportamentos que nem sempre são adequados por advirem da influência de algum meio midiático?

Conforme a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), o ensino de educação sexual inicia-se apenas no ensino fundamental, então se faz necessário esta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com