TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RETENÇÃO DE TALENTOS - UM DESAFIO EMPRESARIAL

Trabalho Universitário: RETENÇÃO DE TALENTOS - UM DESAFIO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 4

ADRIANA SILVA DO NASCIMENTO BRANDÃO

RETENÇÃO DE TALENTOS – UM DESAFIO EMPRESARIAL

Projeto de pesquisa apresentado ao Departamento de Pós-Graduação e Extensão da Anhanguera Educacional, como requisito parcial à obtenção do grau de especialista.

RIO BRANCO

2013

ADRIANA SILVA DO NASCIMENTO BRANDÃO

RETENÇÃO DE TALENTOS – UM DESAFIO EMPRESARIAL

RIO BRANCO

2013

JUSTIFICATIVA

Um dos grandes desafios que as organizações enfrentam é transformar as pessoas que atuam dentro delas na ferramenta responsável pelo sucesso e para isso é preciso desenvolvê-las e estimulá-las, para que se sintam motivadas em buscar os resultados organizacionais.

O relatório Unified HCM and Talent Technology Survey Report 2011, da Deloitte, afirma que “quase dois terços dos executivos entrevistados identificaram a retenção de talentos entre seus três maiores desafios empresariais”. Isto é, certamente, um motivo de preocupação, pois, no mundo dos negócios, a retenção dos melhores funcionários significa vantagem competitiva financeira.

Por esses fatores, podemos constatar que desenvolver e reter talentos não se coloca mais como um diferencial para a organização e sim como algo imprescindível para o sucesso organizacional, para a busca de resultados e diminuição da rotatividade de pessoas. A vantagem competitiva será das organizações que decidirem se estruturar atraindo, desenvolvendo e retendo seus talentos. Lembrando que já não são mais os bens físicos ou a remuneração os determinantes do envolvimento de cada um com a empresa. O que pesa na hora da escolha é a capacidade da empresa em cultivar os seus. Neste sentido, considerando-se a relevância do tema, foi que o selecionei como objeto de investigação.

PROBLEMATIZAÇÃO

A instabilidade do mercado exige das organizações a capacidade de readequação e a busca de novas alternativas que garantam a sua sobrevivência.

No que se refere à área de Gestão de Pessoas, a retenção de talentos no mercado de trabalho tornou-se um tema bastante discutido entre teóricos e práticos e se tornando um dos maiores desafios das organizações. A competitividade no mercado de trabalho e desarranjo harmônico entre a demanda e oferta de recursos humanos, exigem medidas a fim de adequar as exigências ao atual cenário do mercado de trabalho.

As empresas enfrentam dificuldades para reter talentos retenção de talentos, pois as pessoas tendem a ficar mais tempo trabalhando nas melhores empresas e que oferecem mais incentivos motivacionais. As atuais tendências de competitividade fazem com que os melhores profissionais queiram trabalhar nas empresas que lhe proporcionem reais e consistentes possibilidades decrescimento e satisfação no que fazem. Se antes era necessário motivar os funcionários, hoje, precisa-se buscar o seu comprometimento. Isto faz com que as empresas despertem para a importância dos ambientes positivos, onde os colaboradores possam encontrar condições favoráveis para trabalhar mais eficazmente, aliando-se a isso a oportunidade de efetivos estímulos para seu desenvolvimento.

Diante desses desafios, os executivos devem manter o foco em planejamentos mais eficientes, no estabelecimento de novas parcerias e nos investimentos em inovação. Essas atitudes vão auxiliar na retenção de talentos, despertando o interesse desses profissionais em integrarem processos inovadores. É fundamental, para o sucesso organizacional, atrair e reter talentos, seja a curto ou a longo prazo, uma vez que o talento tornou-se o recurso mais escasso e valioso para as organizações.

Segundo Chiavenato (1999), o grande diferencial, a principal vantagem competitiva das empresas, decorre das pessoas que nelas trabalham.

OBJETIVOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com