TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ETNOCENTRISMO, ESTEREÓTIPOS, ESTIGMAS, PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO

Por:   •  19/11/2021  •  Dissertação  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI 
     MARIANA ARAUJO SANTOS
 R.A. 21337555













ANTROPOLOGIA BRASILEIRA
ATIVIDADE 3












São Paulo
2021

  1. IDENTIFIQUE SITUAÇÕES DE ETNOCENTRISMO E/OU RELATIVISMO CULTURAL NAS RELAÇÕES COTIDIANAS. ASSOCIE ESSAS QUESTÕES DO DIA A DIA ÀS QUESTÕES HISTÓRICAS MENCIONADAS NO TEXTO.

O etnocentrismo, é o ato de enxergar outras culturas com base em suas referências (hábitos, religião, idioma etc.) esse ato não permite reconhecer e explorar outras culturas, mantendo-se dentro de um mesmo ponto de vista, o etnocentrista, vê-se como superior em questões culturais, pois observa o mundo ao seu redor com base única em sua cultura.

Historicamente, povos utilizaram-se do etnocentrismo para justificar atos de crueldade a outros povos que perpetuam na história do mundo, dentre elas, o período de escravidão, onde os negros Africanos eram rendidos e traficados para trabalharem em condições sub-humanas pois eram considerados inferiores aos brancos, situação que no Brasil só houve fim em 1888, com a promulgação da Lei Áurea, sendo o último país da América a abolir a escravidão.  

Contextualizando nas Américas, o etnocentrismo esteve presente durante a colonização, pois houve o uso do etnocentrismo por parte dos colonizadores, uma vez que, hierarquizavam povos nativos em detrimento de sua cultura, inferiorizando povos indígenas e impondo seus modos europeus. Por exemplo, a catequização de indígenas por jesuítas ao chegarem ao Brasil e ao estender esse conceito, os espanhóis no México, ao praticarem atos de etnocentrismo, dizimaram práticas de cultura nativa. Ao trazer este conceito para a história moderna, o governo nazista, dizimou dezenas de pessoas com base nas afirmações de que existiria uma suposta raça superior.

 Durante anos, o etnocentrismo causou ao mundo situações que marcaram a história e ainda hoje perpetua na sociedade, ao se olhar no cenário brasileiro, religiões de matriz africana sofrem a discriminação por suas práticas, pessoas do âmbito LGBTQIA+ sofrem preconceito diariamente e diversos julgamentos de indivíduos do território sudeste e sul em relação população do norte a respeito de sua cultura e modo de agir.  

Desta forma, com o etnocentrismo tão enraizado em culturas sendo traduzido no racismo, intolerância religiosa e homofobia etc., o relativismo cultural torna-se ferramenta importante para compreender outras culturas se eximindo de preconceitos, abertos a diálogo e interpretação de conceitos.

REFERÊNCIAS

BRASIL ESCOLA. ETNOCENTRISMO. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/etnocentrismo.htm. Acesso em 12 de junho de 2021.
BLOG DO ENEM. ETNOCENTRISMO. Disponível em: https://blogdoenem.com.br/etnocentrismo-sociologia-enem/. Acesso em: 12 jun. 2021.

BRASIL ESCOLA. ETNOCENTRISMO, ESTEREÓTIPOS, ESTIGMAS, PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/sociologia/etnocentrismo-estereotipos-estigmas-preconceito-discriminacao.htm. Acesso em: 12 jun. 2021.

SUPER INTERESSANTE.
A ERA DA ESCRAVIDÃO. Disponível em: https://super.abril.com.br/especiais/a-era-da-escravidao/. Acesso em: 12 jun. 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com