TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GERENTE COMERCIAL

Exames: O GERENTE COMERCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 4

O GERENTE COMERCIAL

O gerente comercial é o profissional responsável pelos resultados comerciais da empresa. Tem como principais funções: planejar, orientar, dirigir e controlar toda a área comercial ou de vendas. Em algumas empresas o gerente comercial, é responsável também pelas áreas de marketing, relacionamento com o mercado, pesquisa, logística, serviço ao cliente e telemarketing.

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES

• Capacidade de comunicação

É preciso tomar cuidado para não confundi-la com falar muito. A comunicação eficaz pressupõe capacidade para ouvir, destreza para convencer e humildade para calar.

• Habilidade de coordenação

Significa ser capaz de juntar peças aparentemente distintas, fazendo com que cada parte funcione em sintonia com o todo. Do que adianta vender muito se não temos produtos para entregar? A capacidade de coordenar os esforços da sua área com outras distingue o gestor comercial do simples gerente de vendas.

• Liderança

Um líder deve buscar o aporte de especialistas para obter conhecimentos da área e ser uma pessoa capaz de mobilizar pessoas na busca por resultados.

RESPONSABILIDADES INERENTES

O Gerente é responsável por 70% do clima motivacional no ambiente de trabalho e suas atitudes refletem diretamente no comportamento da sua equipe. Ninguém produz com alegria e satisfação se não estiver consciente da importância do que faz e estando comprometido integralmente com a missão da empresa.

Seguindo as diretrizes da empresa este executivo está incumbido de desenvolver as estratégias comerciais para que os objetivos de vendas sejam atingidos; preparar a estrutura comercial adequada àquilo que se pretende realizar, recrutando e selecionando os profissionais que formarão o corpo comercial; liderar, motivar e desenvolver a sua equipe, dirigindo-a se comprometer e caminhar para que os objetivos e as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam cumpridos; acompanhar, controlar e analisar todas as ações do corpo comercial, orientando e efetuando as correções necessárias, para que as metas sejam cumpridas.

Segundo pesquisas, um bom Gerente acaba influindo em cerca de 30% dos resultados globais de uma organização. Não pelo seu trabalho pessoal, mas pelas razões que estão na sua capacidade de gestão com ênfase em alguns pontos:

Relacionamento com clientes;

Habilidade para ouvir;

Presença direta onde as coisas acontecem;

Gerenciamento eficaz da equipe.

OPORTUNIDADES NO MERCADO

Gerente de vendas

Tendo total domínio de técnicas de venda, exposição e persuasão. Mais que isso, deve estar capacitado a multiplicar sua expertise para a equipe e fazer isto com humildade.

Gerente de Pós Vendas

Elaborando planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral.

Gerente de loja

Dever de ser mais que um chefe na hierarquia: deve atuar como uma ponte para melhores resultados, este tem como maior missão fazer com que os profissionais sob seu comando realizem diariamente (e com sucesso), as suas responsabilidades principais que são: Atender bem, prospectar, vender e fidelizar clientes.

Aspectos Favoráveis

A economia brasileira está se comportando de forma semelhante à dos países mais desenvolvidos, nos quais o setor terciário é o maior dos três grandes setores econômicos, o que garante o crescimento desta área. Assim, com esta expansão de serviços, o mercado de trabalho nesta área é promissor para o Brasil.

REPRESENTANTE COMERCIAL

O representante ou agente, na verdade é um intermediador de negócios feitos em nome da empresa representada. Sua atuação costuma ser primordial para o crescimento de empresas, pois seu objetivo nada mais é que conquistar clientes em sua área de atuação,expandindo assim, as relações comerciais da sua representada,auferindo-lhe cada vez

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com