TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gestor Do século XXI

Artigos Científicos: O Gestor Do século XXI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2013  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 3

Acompanhamos no dia-a-dia o quanto o ser humano está destruindo o meio ambiente. O crescimento das cidades, as indústrias e os veículos estão causando transtornos para o ar, o solo e as águas. O desenvolvimento é necessário, porém, o ser humano precisa respeitar o meio ambiente, pois dependemos dele para sobreviver neste planeta.

O conceito de desenvolvimento sustentável é um conceito que abrange várias áreas, assentando essencialmente num ponto de equilíbrio entre o crescimento económico, equidade social e a protecção do ambiente.

O desenvolvimento sustentável é dito para definir limites para o mundo em desenvolvimento. Enquanto os atuais países de primeiro mundo, poluído significativamente durante o seu desenvolvimento, os mesmos países incentivam os países do terceiro mundo a reduzir a poluição, o que, por vezes, impede o crescimento. Alguns consideram que a implementação do desenvolvimento sustentável implica um retorno à estilos de vida pré-modernos.

A preservação do meio ambiente é uma necessidade premente haja vista o alto índice de destruição do nosso planeta, e se esse processo não for interrompido poderá se tornar um ato irreversível, por isso mesmo a visão do administrador pró-ativo, deve ser aquela em que se faça algo de imediato no que diz respeito à gestão empresarial vinculada a um desenvolvimento sustentável, uma vez que a organização precisa manter-se competitiva no mercado, e agindo indiscriminadamente torna-se uma das grandes causadoras do caos que se anuncia.

A sustentabilidade inovadora é a tábua-de-salvação visto que permite continuidade do desenvolvimento, contudo de forma responsável ou sustentável.

Com o desenvolvimento sustentável, todos só têm a ganhar, beneficiam-se as empresas que aderirem ao sistema novo, pois é notório que os consumidores estão cada vez mais atentos a esse diferencial, reagindo favoravelmente às empresas que assim procedem, e, por conseguinte ganha a sociedade e o Planeta com a preservação do meio ambiente.

Geralmente as pessoas tendem a demonstrar resistência, preferindo o conforto da comodidade. Protelam-se as decisões de mudanças até o limite extremo, e a inovação sustentável invariavelmente irá mexer com toda a organização, requerendo não só que os envolvidos não apenas aceitem o desafio, mas que vistam a camisa, se unam numa corrente onde todos os elos são imprescindíveis para o bom funcionamento das engrenagens. Uma vez gerada a consciência da necessidade do envolvimento por parte de todos dentro da organização, ainda há que se pensar em parcerias e posicionamento frente ao ambiente externo. Mas, além de todo esse investimento ser reconhecido e apreciado pela sociedade, deve-se ter em mente que essa atitude antes de ser levada como uma boa estratégia faz parte de uma consciência de preservação do meio ambiente; essa deve ser a principal motivação das organizações como um todo.

O administrador, por sua vez, tem um papel importantíssimo nesse contexto, já que detém poder de decisão por força de seu cargo; pode assim ajudar em muito, primeiro na motivação organizacional, pois, como já vimos anteriormente, existe grande resistência na aceitação de mudanças, e pior será se essas mudanças não chegarem nem a ser implementadas.

É necessário um pulso firme na condução dessas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com