TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Miopia em Marketing / Política

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 4

A expressão “Miopia em Marketing” apresenta exemplos de setores em que decaíram, mas não devido apenas a concorrência e sim por falhas administrativas. E como corrigi-las.

Um dos exemplos é as estradas de ferro que se limitaram e não expandiram para outros transportes, a preocupação maior era o produto e não atender as necessidades do cliente.

Com a política não é diferente, pois vários candidatos e partidos, continuam com promessas redundantes e fechadas, sem se preocupar com o que realmente a população deseja e necessita.

Hollywood é outro exemplo citado no texto, em que não soube definir seu ramo, acreditava estar no setor cinematográfico, quando realmente o seu setor era entretenimento. E assim, com a chegada da televisão, encararam como uma ameaça. Pois erraram como no exemplo das ferrovias, se preocuparam apenas com o produto e não com o cliente para fornecer entretenimento.

É importante o partido ter convicção do seu ramo, como por exemplo o Partido Verde, se eles não defenderem suas ideias corretamente, de acordo com o seu ramo, eles acabam falhando e abrindo mão para a concorrência. Mas isso não acontece apenas com esse partido e sim com todos, pois a concorrência é grande e se não oferecer propostas cabíveis para a população, que são seus clientes, não conseguirão vender seu produto de forma “correta”.

Por outro lado, produtos e serviços, totalmente voltados para o cliente, procuram manter em desenvolvimento um setor de rápida expansão, mesmo depois de esgotadas vezes. Como por exemplo, nylon e vidro, representados por E. I. DuPont de Nemours & Company e Corning Glass Works. Elas foram bem sucedidas porque além de sua orientação para o produto e as pesquisas, se preocupavam intensamente com o cliente.

No caso da política, nos tempos de hoje, é muito mais difícil vermos candidatos e partidos totalmente voltados ao cliente, a preocupação maior é dar credibilidade e ganhar a eleição, com as promessas oferecidas, mas nem todas estão voltadas para a real necessidade da população.

Nos exemplos citados, podemos dizer que o alumínio e o vidro, são tão versáteis, que eles têm mais oportunidades de expansão do que as ferrovias e o cinema. Porém, esse ponto de vista leva ao erro crucial, conforme citado no texto “Ele define uma indústria ou um produto ou uma soma de conhecimento de forma tão tacanha que acaba determinando seu envelhecimento prematuro”. O que está faltando tanto por parte das companhias e pela política, é capacidade de sobreviver com novidades e habilidades, para atender ao público.

Alguns produtos e serviços, residiam na superioridade inigualável do seu produto, parecia que nada poderia abalá-los. Mas mesmo assim, acabaram sendo alvo de ameaças, como por exemplo lavagem a seco. Há uns tempos atrás, esse serviço foi um sucesso, devido a muita roupa de lã que era usada, e poderia ser lavada com segurança e facilidade. Mas passado trinta anos desse sucesso, a lavagem a seco está em decadência devido à concorrência indireta. Pois a produção de produtos de fibras sintéticas e dos aditivos químicos, diminuiu a necessidade de recorrer a lavagem a seco.

Outro exemplo é a energia elétrica, pensamos que não é possível errar investindo nessas empresas, que não tem concorrências e apenas expansão. Mas estamos enganados, pois cerca de vinte companhias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com