TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO ESTRATEGICO DE MARKETING

Por:   •  23/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.533 Palavras (27 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 27

FACULDADES ANHANGUERA DE CAMPINAS – FAC III PUBLICIDADE E PROPAGANDA.

DISCIPLINA: PLANEJAMENTO ESTRATEGICO DE MARKETING Prof.ª IVETE LACARINI 5 º e 6º semestre PUBLICIDADE E

PROPAGANDA.

Campinas

2016

Nome: ANDERSON IDALGO RA: 8204888407. Nome: MAICON H. DA SILVA RA: 8823388344. Nome: RODOLFO B. NETO RA: 8070823705. Nome: THAINA BERALDO RA: 8403103582. Nome: THATIANI CRISTINA RA: 6814011488.

SUMARIO

INTRODUÇÃO............................................................................................pg 04. PLANEJAMENTO ESTRATEGICO...........................................................pg 08. DEFINIÇÃO DO PLANO DE MARKETING...............................................pg 09.

ORGANIZAÇÃO.........................................................................................pg 12. ANALISE DE SITUAÇÃO..........................................................................pg 13.

ANALISE INTERNA...................................................................................pg 13. ANALISE DE PODUTOS...........................................................................pg 14. ANALISE DE MARKETING.......................................................................pg 22. MACROAMBIENTE...................................................................................pg 23. MICROAMBIENTE.....................................................................................pg 28. ANALISE SWOT.........................................................................................pg 29.

BIBLIOGRAFIA ..........................................................................................pg 32.

1. INTRODUÇÃO

O desempenho das variáveis controláveis e incontroláveis que afetam as relações entre as empresas, impõe uma sugestão de monitoramento regular do cenário no qual a instituição pertence isso graças a decorrente velocidade dessas transformações. A elaboração de planos de negócios, devem necessariamente reforçar seu comprometimento com os mercados alvo, de forma assertiva e competitiva.

Existe uma diversidade de obras sobre os conceitos e construção de processos de planejamento e estuda-las tornou-se necessário para estabelecer a compreensão dos conceitos e processos que foram abortados nesse projeto, a fim de cumprir os desafios propostos.

O plano de marketing refere-se a uma ferramenta estratégia utilizada para identificar, as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do mercado no qual a organização está inserida. Segundo TAVARES (2000):

· Planejamento Estratégico é uma técnica administrativa que tem como principal objetivo manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente, identificando oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos para o cumprimento de sua missão.

· Administração Estratégica é um processo contínuo e iterativo que visa capacitar a organização de forma que a permita tomar decisões que estejam de acordo com as estratégias.

· Decisão Estratégica é toda aquela ação que resulta numa nova maneira de distribuir ou utilizar os recursos básicos da empresa; nem toda decisão estratégica é de longo prazo, embora seja, necessariamente, de longo alcance. Envolve, portanto, os escalões superiores da organização.

Resumindo, significa encontrar oportunidades atraentes e desenvolver estratégias de marketing rentáveis. Esse trabalho tem como proposta um fortalecimento baseando nas informações extraídas com a pesquisa de Administração Estratégica e do Marketing, no qual poderão aperfeiçoar e fortalecer as propostas de Plano de negócios, reforçando vínculos com o mercado da empresa SS Comercial de Paulínia.

Esse planejamento tem como principais objetivos:

· Fixação de objetivos

· Avaliação de oportunidades

· Planejamento de estratégias de marketing

· Desenvolvimento dos planos de marketing

· Desenvolvimento do programa de marketing

O Plano de Marketing, portanto não irá considerar apenas as variáveis controláveis da empresa (variáveis do ambiente interno da organização ou micro ambiente de marketing), mas também as variáveis externas (incontroláveis) que dizem respeito aos censos mercadológicos.

FERRELL e outros, (2000, p.20) enfatiza a necessidade da perfeita integração das estratégias e planos de marketing com a missão, metas da organização e os planos das outras áreas funcionais. Esse processo integra a gestão estratégica da empresa, considerando as etapas:

· Análise dos ambientes interno e externo.

· SWOT

· Definição de missão, metas e objetivos.

· Estratégia corporativa ou estratégia das unidades de negócio.

· Metas e objetivos de marketing.

· Estratégia de marketing.

· Implementação.

· Avaliação e controle.

· Plano de marketing.

FERRELL (2000, p.26) descreve cinco propósitos essenciais que o mesmo deverá conter dentro desse plano de marketing:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.2 Kb)   pdf (231.2 Kb)   docx (44.1 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com