TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.119 Palavras (25 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CAMPUS SENADOR HELVÍDIO NUNES DE BARROS

CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO BLOCO – V

DISCIPLINA: MARKETING II

PROFESSOR: IVANA TERESA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING DA

PLASPEL – EMPRESA DE RECICLAGEM DE PLÁSTICO E PAPEL

EQUIPE: BÁRBARA BEATRIZ

CELSA JAYCE

DIEGO PEREIRA

ELAINE GERMINA

RENATO MOURA

VÂNIA MARINA

PICOS-PI,

2012.2

PEM

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING DA PLASPEL

SUMÁRIO EXECUTIVO

        

A PLASPEL é um empreendimento projetado no setor de reciclagem. Trata-se de uma empresa de reciclagem de plástico e papel que busca a transformação destes materiais em produtos reutilizados como sacolas plásticas e papel para escritório (A4).

        A PLASPEL foi desenvolvida mediante a elaboração de um trabalho acadêmico realizado por estudantes do 5º período do curso de Bacharelado em Administração da Universidade Federal do Piauí – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Os discentes, num processo em consenso, optaram por este empreendimento com o intuito de trazer para Picos o que a de melhor e mais moderno no setor de reciclagem, uma vez que tal cidade não dispõe de recicladora de tamanho porte.

O projeto PLASPEL instiga, em seus idealizadores, o aperfeiçoamento dos conhecimentos até agora adquiridos na graduação. Além do mais, tal projeto visa à proporcionar o crescimento econômico da cidade de Picos e a captação de recursos que garantam a segurança financeira da empresa e de seus sócios.

A empresa PLASPEL oferecerá produtos (sacolas e papéis reciclados) com excelente qualidade tendo em vista a satisfação das necessidades e desejos dos clientes peças principais do negócio. Além do mais a PLASPEL oferecerá, a seus clientes, produtos que colaborarão significativamente com o meio ambiente.

        

 

1. INTRODUÇÃO

        

        Segundo pesquisa feita em maio de 2012, no Brasil, 55,5 milhões de toneladas de lixo continuam sendo descartadas de forma inadequada. Em 2011, apenas 58,06%, 32,2 milhões de toneladas, foram destinadas corretamente a aterros sanitários, de acordo com pesquisa anual divulgada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). O pior desempenho na destinação adequada do lixo é o da Região Centro-Oeste, onde 70,6% do lixo é descartado de forma inadequada, ante 65% da Região Norte, 64,7% da região Nordeste, 27,8% da Região Sudeste e 29,7% da Região Sul.

        Em algumas cidades da Região Sudeste parte da população realiza coleta seletiva do lixo. Em Picos esta prática é inexistente, uma vez que o serviço público municipal não dispõe de caminhões que realizem coleta seletiva e muito menos de uma usina de reciclagem. Desde 2011, a Prefeitura Municipal de Picos possui um projeto voltado para a reciclagem, mas até o presente momento o mesmo não está no papel.

        Com o intuito de produzir em Picos produtos de qualidade feitos pelo processo de reciclagem, é que o projeto PLASPEL foi criado. Este trabalho apresenta uma proposta de negócio lucrativa para seus empreendedores, já que foi constatado por meio de uma pesquisa de mercado que a população apoia a implantação de uma usina de reciclagem.  

2. ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO

Visão: A PLASPEL pretende ser a primeira e melhor empresa de produtos de gerenciamento e distribuição de papel e plástico reciclados para indústrias e comércios em geral.

Missão: Oferecer plástico e papel reciclado através do gerenciamento e distribuição de produtos recicláveis com intuito de atender uma necessidade local e procurando superar as expectativas da população.

Valores:

  • Ética nos negócios
  • Responsabilidade Social
  • Competência
  • Comprometimento
  • Respeito

Política de qualidade: Nosso compromisso é com o produto através de uma busca contínua de melhoria do gerenciamento e distribuição de produtos recicláveis. Além do mais, a PLASPEL valorizará, constantemente, os clientes internos, pois a satisfação dos mesmos se refletirá no atendimento dado aos clientes externos.

3. DESCRIÇÃO DA EMPRESA

PLASPEL – Empresa de Reciclagem de Plástico e Papel

Ramo de negócio: Reciclagem de Plástico e Papel

CNPJ: 15.622.444/0002-12

Endereço: Povoado Cipaúba, S/N, – Picos (PI)

CEP: 64600-000.

Fone/fax: (89) 3422-4000

Celular: (89) 9905-8395/ 9406-3130/ 8126-2805

Site: www.plaspel.com.br

E-mail: plaspelpicos@hotmail.com

Inscrição Estadual: 196285980

Razão Social: PLASPEL

Fantasia: Plaspel

4. ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

Aos 17 dias de dezembro de 2012, uma equipe de estudantes do 5º período de Administração da UFPI, Campus de Picos, iniciou a formulação do projeto PLASPEL, uma Empresa de Reciclagem de Plástico e Papel. A PLASPEL ficará localizada na cidade de Picos – PI, atendendo a demanda desta e demais regiões.

Acreditando na oportunidade de negócio no setor de reciclagem de plástico e papel, os novos empreendedores buscam proporcionar à cidade de Picos uma opção diferenciada para o lixo doméstico da população. Desta forma contribuiremos com o meio ambiente por meio da redução dos lixos descartados, e beneficiaremos a sociedade oferecendo-lhe plástico e papel de alta qualidade oriundos da reciclagem.

5. CRONOGRAMA

Dezembro/2012

  • Escolha do negócio
  • Definição do nome da empresa
  • Discussão sobre as possíveis ideias para concretização da empresa

Janeiro/2013

  • Pesquisa de mercado
  • Tabulação dos dados
  • Início do desenvolvimento do projeto

Fevereiro/2013

  • Acesso ao modelo da estrutura do projeto
  • Continuação do projeto escrito

Março/2013

  • Reformulação da parte teórica do projeto
  • Visita a Secretaria do Meio Ambiente da cidade de Picos para acesso ao projeto de reciclagem feito pela mesma.
  • Visita a Central Plast Empresa de Reciclagem de plástico da cidade de Picos.
  • Visita ao lixão para uma conversa informal com os catadores.

6. ORGANOGRAMA

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (313.6 Kb)   docx (193.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com