TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROBLEMA DA CONTABILIDADE

Projeto de pesquisa: O PROBLEMA DA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.647 Palavras (23 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

POLO DE ANANINDEUA

DISCIPLINA: CONTABILIDADE

TUTOR A DISTÂNCIA:

TUTOR PRESENCIAL: REGINALDO CAMELO

DESAFIO DE CONTABILIDADE: evolução da contabilidade, desde o seu surgimento no Brasil até as últimas alterações, com relação às normas internacionais, enfatizando os impactos da alteração das Leis 6.404/76, 11.638/07 e 11.941/09.

NOME: RA:

Ademar Brito 357466

Clarisse Padilha Silva 349722

Hugo Meneses 366983

Maria Alice Liberato da Luz 363857

ANANINDEUA, 18 a 26 DE NOVEBRO DE 2012.

ANANINDEUA

2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

POLO DE ANANINDEUA

DISCIPLINA: CONTABILIDADE

TUTOR A DISTÂNCIA:

TUTOR PRESENCIAL: REGINALDO CAMELO

Trabalho apresentado como exigência parcial do processo avaliativo da disciplina contabilidade, do curso de administração elaborado a partir das etapas da ATPS. Polo Ananindeua da Faculdade Anhanguera Educacional S.A. sob a orientação do professor tutor presencial Reginaldo Camelo.

ANANINDEUA, 18 a 26 DE NOVEBRO DE 2012.

BELÉM-PARÁ

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 04

2 IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NOS TEMPOS DE HOJE 05

2.1 O papel da informática 05

3 A ABRANGÊNCIA DO CONCEITO DE SERVIÇO 06

3.1 A tecnologia e a inovação 06

3.2 O efeito das novas tecnologias 07

4 OS TRÊS NÍVEIS DA RELAÇÃO ENTRE TECNOLOGIA E A EMPRESA 07

5 AS GRANDES ALTERAÇÕES DA TECNOLOGIA 08

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 09

REFERÊNCIAS 10

1. INTRODUÇÃO

O surgimento da contabilidade deu-se ainda nas civilizações da Antiguidade, estudos feitos nesta área, nos mostram que o homem primitivo já se preocupava em cuidar de sua riqueza. A contabilidade foi aprimorando-se de acordo com as necessidades de cada período histórico. O aparecimento da escrita, o surgimento da moeda, o descobrimento da América, a invenção da máquina a vapor, que deu impulso a Revolução Industrial, são todos marcos da nossa história que fizeram com que a ciência contábil se desenvolvesse. Pelo fato do homem não saber escrever há mais de 20.000 anos atrás, ele criou uma das formas mais primitivas de inscrição, que foi a artística, para registrar seus feitos durante o dia. O homem caçava algum animal ou apanhava algum fruto e posteriormente registrava em pinturas gravadas nas paredes esses fatos, podendo-se concluir que nascia daí a necessidade de controle da entidade. Observa-se que a Contabilidade possui algo em comum com a arte, a Escrita e a Matemática, pois são ciências que surgiram ao se usar uma à outra como base para registros dos fatos que ocorriam no dia-a-dia.

2. A origem da Contabilidade

A Contabilidade existe desde os primórdios da civilização e, durante um longo período, foi tida como a arte da escrituração mercantil. Utilizava técnicas específicas, que se foram aperfeiçoando e especializando, sendo algumas delas aplicadas até hoje. Não obstante a origem milenar da contabilidade, identificada por historiadores como praticada em tempos remotos da civilização, embora de forma rudimentar e não sistematizada. O surgimento da contabilidade deu-se ainda nas civilizações da Antiguidade, estudos feitos nesta área, nos mostram que o homem primitivo já se preocupava em cuidar de sua riqueza. Existem registros de primeiros sinais da existência das contas e os primeiros exemplos completos de contabilidade a aproximadamente 4000 A.C, na civilização sumério-babilonense.

A contabilidade foi aprimorando-se de acordo com as necessidades de cada período histórico. O aparecimento da escrita, o surgimento da moeda, o descobrimento da América, a invenção da máquina a vapor, que deu impulso a Revolução Industrial, são todos marcos da nossa história que fizeram com que a ciência contábil se desenvolvesse.

3. Os primeiros sinais que evidenciam a existência da Contabilidade na antiguidade

A Contabilidade tem vivido nos últimos anos uma revolução em termos de sua história, visto que recentes trabalhos arqueológicos encontraram vestígios da utilização de sistemas contábeis na pré-história, durante o período Mesolítico.

O período pré-histórico Mesolítico foi compreendido entre 10.000 e 5.000 A.C e foi marcado pelo aquecimento do clima da Terra pondo fim ao período glacial. Sua caracterização como período pré-histórico deve-se ao fato de situar-se antes do aparecimento da escrita. Fato que marcou o fim da pré-história. Esta mudança no clima da Terra favoreceu o aparecimento das primeiras grandes comunidades junto às terras baixas do Oriente Próximo, especialmente onde abundantes nascentes tornavam estas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com