TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Do Gestor Na Empresa

Ensaios: O Papel Do Gestor Na Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 3

O Papel Do Gerente Nas Organizações Contemporâneas

O desafio atual das organizações é adaptarem-se as mudanças do mercado globalizado, cada vez mais complexo e dinâmico. Alterações no sistema organizacional são necessárias para que as empresas se tornem aptas a responder com rapidez a essa nova dinâmica mercadológica. Neste contexto, os gestores assumem novos papéis e desenvolvem outras competências.

As funções do gerente contemporâneo vão além das atividades administrativas de planejar, organizar, dirigir e controlar, descritas por Fayol. Atualmente, “para atender aos requisitos do cliente, a empresa não pode mais manter o trabalho à base da tarefa” (SOUZA, Afonso).

A gestão de pessoas tornou-se tão ou mais importante que a gestão de tarefas. Tendo em vista que “a inovação e a criatividade organizacional constituir-se-ão no vetor da administração” (TATTO, Luiz), o gerente, hoje, deve agir como coach, treinador, orientador, capaz de estimular o desenvolvimento e a capacidade criativa de sua equipe e promover a troca de informações e aprendizado.

Para Duailibi & Simonsen (1990) cabe ao gerente “prover, frequentemente, oportunidades para que todos exercitem sua criatividade” e “auxiliar cada subordinado a compreender, aceitar e superar os seus fracassos”. Hesketh (1980) também afirma que o gestor deve “demonstrar, abertamente, o interesse pelas soluções criadoras, elogiando, promovendo ou oferecendo prêmios aos autores de novas ideias”.

Essas e outras ações permitem que todos os colaboradores experimentem a satisfação de fazer parte, de contribuir, de ter suas ideias e valores alinhados aos da empresa. O resultado disso é a motivação e o alto grau de identificação da equipe com a empresa, que “aumenta a confiança dos funcionários e sua propensão a assumir riscos, além de criar um ambiente mais cooperativo” (TERRA, José).

E qual é o perfil do gerente contemporâneo? Que habilidades e competências ele deve ter para desenvolver seu papel? “As empresas querem gente que pense, sinta, curta, chore, lute, erre, acerte, enfim, viva com coragem” (JUNQUEIRA, Augusto Costacurta).

Ao gestor, não basta o conhecimento das metodologias e ferramentas administrativas, pois seu trabalho não envolve somente competências técnicas. Ao gerir pessoas, são fundamentais habilidades como percepção, flexibilidade, iniciativa, empatia, dinamismo, boa comunicação, e bom relacionamento interpessoal.

As organizações contemporâneas, para obter sucesso no cumprimento de sua função básica, qual seja, a satisfação do cliente, precisam de mudanças no comportamento gerencial. Precisam de gestores flexíveis que compreendam não somente a relação empresa x cliente, mas também a relação empresa x colaborador. A compreensão de que “as pessoas cujas vidas são afetadas por uma decisão, devem fazer parte do processo que constrói essa decisão” (TATTO, Luiz), forma equipes compostas por pessoas que criam, inovam e compartilham. Torna as equipes não somente eficazes, mas eficientes

Justificativa?

2-Objetivo:Demonstar a importância de um gestor em para uma para que ela se desenvolta conquiste espaço no mundo corporativo, a participação de seus funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com