TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Negocio

Por:   •  24/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

UNIP

Projeto Integrado Multidisciplinar

Curso de Marketing

PIM III

Plano de Negócios

SUMÁRIO EXECUTIVO:

BUSSINES MODEL CANVAS

Pode ser também chamado de “Quadro de modelo negócio” refere-se a uma ferramenta de gerenciamento estratégico que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. 

“Um Modelo de Negócios descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização.” (Osterwalder).[pic 6]

Figura1. Bussines Model Canvas Adaptado pelos autores[pic 7]

DESCRIÇÃO DA EMPRESA

A história da empresa Armarinhos Fernando iniciou em 1976, através do empresário português Fernando dos Santos Esquerdo, que chegou no Brasil com 14 anos de idade, começou a trabalhar como faxineiro do Atanásio, um armarinho da Rua 25 de Março. Conseguiu concluir apenas o primeiro grau. Mas, após 22 anos de trabalho na mesma empresa, tinha dinheiro e experiência suficientes para se tornar um empreendedor de sucesso.

No inicio do negócio, o Armarinhos Fernando vendia apenas botões, aviamentos e linhas. Hoje, suas lojas são uma espécie de babilônia comercial, possuem a maior rede de lojas do país em seu segmento, com mais de 20.000 m² de área de vendas. As lojas oferecem mais de 150 mil itens aos consumidores, entre eles artigos infantis, armarinhos, bazar, brinquedos, cutelaria, papelaria, perfumaria e utilidades para o lar, atendendo ao atacado e ao varejo em todo o Brasil e em outros países da América do Sul.

Abrange muitos produtos necessários no dia a dia do consumidor oferecendo economia e proporcionando conforto e uma ótima experiência ao público alvo. Esse cuidado envolve desde a profissionalização e o treinamento dos funcionários à comunicação visual das lojas e à arquitetura interna de seus espaços.

GERENCIAMENTO DE PRODUTOS, SERVIÇOS E MARCAS

Os Armarinhos Fernando, classifica os seus produtos em nível de benefício central e produto básico, pois possui uma variedade de itens, como brinquedos, papelaria, perfumaria, bazar, armarinhos, artigos para o lar e artigos para festas.

Todos esses produtos têm como características atender uma necessidade da qual o consumidor precisa. No benefício central, os clientes estão comprando apenas o benefício fundamental do produto, ou seja, os clientes dos Armarinhos Fernando estão buscando por produtos que lhes atendem naquele momento da qual eles precisam. Por exemplo, uma costureira ao comprar artigos para costura, ela busca pelo central, “linhas”. A partir desse momento, o benefício central se transforma em produto básico, pois essa costureira passará a comprar outros itens para complementar o uso das linhas, por exemplo: agulhas, botões, etc.

“Tradicionalmente, as empresas classificam os produtos segundo destas características: durabilidade, tangibilidade e uso (de consumo ou industriais). Cada tipo de produto exige uma estratégia apropriada de Mix de marketing (KOTLER, KELLER, 2006, pg. 368).

Em relação a durabilidade do produto, os Armarinhos Fernando classificam seus produtos em bens duráveis, semiduráveis e não duráveis, pois abrange uma variedade de produtos.

Seus bens, são classificados em bens de consumo, pois é um hábito de compra, são destinados aos consumidores. Dentro desta classificação, seus bens são de conveniência, pois são produtos consumidos com frequência e usualmente não se exige um esforço para compra-lo.

Ciclo de vida do produto

“A maioria das curvas do ciclo de vida do produto assume a forma de sino. Essa curva normalmente, é dividida em quatro estágios: introdução, crescimento, maturidade e declínio”. (KOTLER, KELLER, 2006, pg. 316).

Os Armarinhos Fernando por se tratar de uma organização que possui uma variedade de produtos, podemos dizer, que para cada tipo de item, ela tem em seu portfólio todas as fases do ciclo de vida do produto, claro, cada um de acordo com suas características pertinentes a essa classificação.

[pic 8]

Figura 2: Fonte adaptado pela professora Maria Rene (UNIP)

Gestão de Relacionamento com os Clientes

Sempre preocupados em oferecer o melhor aos seus clientes, desde seu nascimento, em 1976, os Armarinhos Fernando se atualizam constantemente.

Esse cuidado envolve desde a profissionalização e o treinamento dos funcionários à comunicação visual das lojas e à arquitetura interna de seus espaços.

Não atende só pessoas jurídicas, como também pessoa física.

Além de muita economia, a empresa quer proporcionar conforto e uma ótima experiência a todos os clientes.

Procuram fazer com que o produto chegue da melhor forma nas mãos de seus consumidores.

Marketing de varejo e Marketing de atacado.

“O varejo inclui todas as atividades relativas à venda de produtos ou serviços diretamente ao consumidor final, para uso pessoal e não comercial”. (KOTLER, KELLER, 2006, pg. 500).

Os Armarinhos Fernando, oferece aos seus clientes a opção de vendas pelo varejo. Dentro desse ramo, inclui algumas características que os tornam um diferencial, que são a classificação de seus níveis de serviço,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (240.3 Kb)   docx (239 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com