TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfolio Marketing Estante Virtual

Por:   •  23/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.061 Palavras (9 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

JOCIANO TAVARES DOS SANTOS

MARCELO SOARES DA SILVA

ROGER DE SOUZA BENTO

SABRINA LOPES DOS REIS

SOFIA MENDONÇA DE PAIVA DOS SANTOS

PRODUÇÃO TEXTUAL

ATIVIDADE  INTERDISCIPLINAR em grupo

[pic 3]

Cabo Frio - RJ

2018

JOCIANO TAVARES DOS SANTOS

MARCELO SOARES DA SILVA

ROGER DE SOUZA BENTO

SABRINA LOPES DOS REIS

SOFIA MENDONÇA DE PAIVA DOS SANTOS

PRODUÇÃO TEXTUAL

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR em grupo

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Marketing  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:

Sistema de Informação, Web-Marketing, Tópicos Especiais e Seminário IV.

Professores:
Prof. Eduardo de Faria Nogueira

Prof. Marcia Lopes de Moares Sella

Prof. Aleksander Roncon

Prof. Marcos Roberto Marques

Cabo Frio

2018


RESUMO

A Estante Virtual, conhecida  pelo acervo de livros raros, usados, seminovos e novos, provou ser um negócio eficiente nos últimos anos, ao estabelecer uma política de preços atraente, em transações reconhecidamente seguras. Compartilhando ideais como bibliodiversidade e o mais profundo respeito com seus parceiros comerciais, acaba de ser comprada pela Livraria Cultura, projetando um aumento nas transaçoes online e ensinando como crescer em meio à crise.

 


SUMÁRIO

Introdução .................................................................................................................        04

Desenvolvimento........................................................................................................        05

Conclusão .................................................................................................................        11

Referência Bibliográfica .............................................................................................12

INTRODUÇÃO

A ideia de criar um portal que reunisse o acervo de vários livreiros surgiu a partir de uma necessidade vivida pelo próprio fundador da Estante Virtual, que ao logo de treze anos, tem acompanhando o crescimento deste negócio pioneiro e inovador.

A estrutura do site foi criada de forma que os livreiros conseguissem subir seus catálogos sozinhos. Aos poucos o número de sebos cadastrados foi crescendo e, em curto tempo, o capital investido foi recuperado.

Hoje, estabelecida no mercado, acaba de ser comprada pela Livraria Cultura, e mostra saber como utilizar muitas ferramentas de Marketing, como será demonstrado neste trabalho.

         

                  

 

 


DESENVOLVIMENTO

Há treze anos só existiam seis sebos com catálogos online no Brasil e cerca de cem sebos com sites simples. Havia impossibilidades na busca de livros usados, visto que menos de 1% dos sebos tinham estoque informatizado, além de ser extremamente complexo adquirir todos os livros acadêmicos em um único lugar. Neste cenário, começou uma nova era no mercado literário: nasceu a Estante Virtual.

Denominada Estantevirtual.com.br Serviços de Busca na Internet Ltda., inscrita sob o CNPJ n. 08.311.795/0001-60 e situada no município do Rio de Janeiro, Estante Virtual não possui loja física, concentrando a venda de livros novos, seminovos e usados de todas as editoras possíveis através do website www.estantevirtual.com.br. Sua divulgação ainda se estende ao Facebook, Twitter (@estantevirtual) e Instagram (estantevirtual_oficial), além do blog blog.estantevirtual.com.br, um portal informativo de conteúdo literário, onde se disponibilizam entrevistas com autores, resenhas de livros e listas com as melhores dicas do mundo literário. Seu canal no YouTube possui mais de 1.100 inscritos e seus vídeos somam mais de 120 mil visualizações.

A Estante Virtual é um site, então, que desde 2005 conecta leitores e livreiros de todos país. Hoje, possuiu mais de 16 milhões de livros disponíveis, quatro milhões de leitores cadastrados e cerca de 2.600 sebos e pequenos livreiros.

O conceito desta empresa é conectar milhares de vendedores, para juntos, oferecerem a maior diversidade literária para todos os tipos de leitores. Fundamentada sobre os pilares “empoderamento do livreiro”, “democratização do conhecimento” e “propagação da cultura do reuso”, mantem somente 20% de livros novos em seu acervo e orgulha-se em atender todo o território nacional já tendo deslocado um livro de um fornecedor do Cruzeiro do Sul, AC para um consumidor em Petropolis, RJ.

Seus leitores são, em sua maioria, estudantes, professores e intelectuais, sendo 64% mulheres e 36% homens; 91% deles são graduados ou estão cursando uma graduação e mais de 50% encontram-se ente 25 e 44 anos.

Desde o princípio, a Estante Virtual teve ao seu favor o pioneirismo e o modelo do negócio inovador: eles foram o primeiro Marketplace de nicho do Brasil. Quando iniciaram, somente o Mercado Livre fazia isso, mas não eram focados em um só segmento.

A ideia surgiu de um problema enfrentado pelo próprio fundador: na tentativa de realizar mestrado em Psicologia, ele não conseguia encontrar os livros que precisava, já que poucos sebos possuíam sites, uma menor parte tinha algum mecanismo de busca e os que a tinham não contavam com carrinhos de compras, direcionando o final da negociação para trocas de email. Neste contexto, vislumbrou um mercado inexplorado e a desigualdade de acesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (105 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com