TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É A MARKETING E AS ESTRUTURAS DO CLIENTE

Projeto de pesquisa: O QUE É A MARKETING E AS ESTRUTURAS DO CLIENTE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.712 Palavras (7 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 7

MARKETING

Sandra Castioni Perin

Prof° José Carlos Schaindhauer Pacheco Junior

Centro Universitário Leonardo Da Vinci- UNIASSELVI

Processos Gerenciais (EMD 0227) - Gestão de pessoas

25/06/12

RESUMO

Marketing é uma área ou departamento da organização que está relacionado á construção de fortes relacionamentos com os clientes, visando capturar seu valor em troca. Deste modo, seu papel dentro da organização, de modo geral, é muito abrangente, pois ele e os demais setores estão interligados. O presente trabalho tem como finalidade apresentar o conceito de marketing aliado as estratégias para com o cliente, justamente com o seu ambiente, o mercado consumidor, o desenvolvimento de novos produtos, o mercado global, a ética e responsabilidade social, através de uma pesquisa, onde se verificou que o marketing faz total diferença dentro de uma organização, por estar presente em todos os âmbitos e por conduzir o processo de tomada de decisão.

Palavras-chave: Marketing. Valor. Cliente.

1 INTRODUÇÃO

Com a crescente industrialização, o mundo está encolhendo. O surgimento de blocos econômicos e os avanços tecnológicos, cada vez mais presente, têm sido o grande contribuinte para esse “fenômeno”, que se traduz na redução de barreiras e no aumento da agilidade na comunicação, e faz com que as empresas tenham além de um mercado diversificado e rico, um contínuo fluxo de capital e ideias com qualquer lugar do mundo. Como consequência o despertar de uma concorrência acirrada que impulsiona a necessidade de crescimento de marca e de diferencial no mercado, através do marketing.

Inicialmente abordarei o conceito de marketing e as estratégias para com o cliente, em seguida, o seu ambiente.

2 O QUE É MARKETING E AS SUAS ESTRATÉGIAS PARA O CLIENTE

Para muitos, marketing é só aquele programa bonito que aparece na TV ou aquelas propagandas em autodores espalhados pelas cidades. Mas, marketing é muito mais do que muitos pensam, marketing é uma função, uma filosofia que orienta a organização como um todo, é um empreendimento que envolve a empresa em todas as suas decisões relacionadas ao grupo de clientes a ser atendido, as suas necessidades, a forma de como oferecer esses produtos a essa classe, quais as comunicações que possam ser utilizadas, qual o preço, quais parcerias desenvolver.

A definição de marketing acompanha a própria evolução do comportamento das empresas e consumidores. No meu entender. Marketing é uma arte de planejar e gerenciar, o antes, o agora e o depois de todo o processo de vendas, isso tudo para manter um equilíbrio social, de modo que a organização possa se beneficiar e beneficiar seu público alvo, construindo assim, fortes relacionamentos com eles para obter seu valor em troca.

Como primeiro passo, os profissionais de marketing devem entender quais são as necessidades (Básicas: alimentação, vestuário, abrigo e segurança; Sociais: pertencer a um grupo e afeto; Individuais: sentimento e expressão das próprias ideias), os desejos (São formas que se assume quando são determinadas pela cultura e personalidade da sociedade), e as demandas (São desejos compartilhados pela sociedade, e quando em termos de objetos, aliados ao poder da compra tornam-se demandas).

Como segundo passo, os administradores de marketing devem pesquisar quais produtos, relacionados ao seu ramo, que estão disponíveis no mercado atendem as necessidades e os desejos dos clientes.

De acordo com Philip e Gary (2007, p.6):

[...] compreende por inteiro o consumidor e o mercado, a administração de marketing pode elaborar uma estratégia de marketing orientada para o cliente. [...] e construir relacionamentos lucrativos com eles. A meta de um administrador de marketing é encontrar, atrair, manter e cultivar clientes-alvo criando, entregando e comunicando valor superior para o cliente.

“Dentro” da estratégia de marketing deve constar a missão da empresa, seu mercado alvo, como servirá esse mercado, qual é e como é seu relacionamento com os clientes.

2 O AMBIENTE DE MARKETING

O ambiente de marketing é tudo o que está ao redor das atividades de uma empresa e sempre está sujeita á mudanças. Os profissionais de marketing são os responsáveis pela identificação das mudanças significativas do ambiente, cabendo a eles pesquisas as tendências e as oportunidades para a empresa. O ambiente de marketing é composto por duas partes: o microambiente e o macroambiente.

2.1 MICROAMBIENTE

Microambiente são as forças que estão mais próximas da empresa, são forças que a afetam de forma direta, na capacidade de atender a si mesma, de atender os clientes, os fornecedores, os concorrentes e o público. Cabendo aos administradores de marketing identificar essas forças, para utiliza-lás em prol da empresa, na retenção e conquista de novos clientes. Porém esse trabalho não depende apenas dos administradores de marketing, mas também da empresa, dos fornecedores, dos intermediários, dos clientes, dos concorrentes e do público.

2.1.1 Empresa

É composta por todos os departamentos existentes dentro dela, onde a atuação desses departamentos deve coincidir com os objetivos de marketing, pois todas as tarefas que são realizadas dentro da empresa visam a entrega de valor e satisfação pro cliente. Sendo assim, os gerentes de marketing também devem trabalhar em conjunto com os outros departamentos, pois, de alguma forma, eles exercem impactos sobre as ações e decisões do departamento de marketing.

2.1.2 Fornecedores

São peças fundamentais na composição do sistema geral de entrega de valor da empresa pro cliente, pois eles fornecem os recursos necessários para a produção de bens e serviços que a empresa oferece ao cliente. Deste modo, os gerentes de marketing devem observar nos fornecedores a disponibilidade dos suprimentos atrasos nas entregas, escassez, greve e muitos outros itens que possam prejudicar a entrega de valor para o cliente e também devem analisar as tendências dos preços.

2.1.3 Intermediários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com