TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Um Projeto?

Trabalho Escolar: O Que é Um Projeto?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

PESQUISA

1. O que é projeto?

Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A natureza temporária indica um início e um término definidos. O término é alcançado quando os objetivos tiverem sidos atingidos ou quando se concluir que esses objetivos não serão ou não poderão ser atingidos e o projeto for encerrado, ou quando o mesmo não for mais necessário. Temporário não significa necessariamente de curta duração. Além disso, geralmente o termo temporário não se aplica ao produto, serviço ou resultado criado pelo projeto; a maioria dos projetos é realizada para criar um resultado duradouro (PMBOK, 2008).

2. Quais as principais características de projeto?

2.1 Principais características:

Temporário: tem data de início e fim bem definidas;

Exclusivo: Algo nunca feito antes, único;

Propósito: visa atingir objetivos pré-definidos;

Relacionamento: As atividades são interdependentes;

Incremental. O projeto é executado progressivamente, em etapas, para examinar as necessidades e exigências do produto do projeto e para atender aos objetivos;

Recursos: Pode necessitar de pessoas de diferentes áreas da organização para compor a equipe do projeto;

Restrito: Tem restrições de escopo, custo, prazo e qualidade;

Risco: Envolve incertezas, pois o projeto é algo nunca desenvolvido anteriormente.

3. O que é Gestão de Projetos?

É a aplicação de técnicas, conhecimento e habilidades para garantir que um projeto tenha sucesso. Gerenciar, administrar, coordenar ou gerir um projeto envolve todas as etapas do início ao fim, com planejamento, execução e controle das atividades.

4. Qual a importância da gestão de projetos no atual cenário competitivo?

É por isso que essa prática está ganhando força nas empresas brasileiras – com certo atraso em relação às estrangeiras, diga-se de passagem. A gestão de projetos é uma realidade em economias desenvolvidas desde os anos 1990. Mas com os bons índices brasileiros recentes e o bom de investimentos alavancados pela realização de grandes eventos esportivos no país, as empresas daqui começaram a correr atrás de um maior planejamento e organização de seus projetos para não ficarem no prejuízo. Projetos viabilizam mudanças nas empresas. E mudanças para melhor. O ambiente de negócios é altamente competitivo. Quem quer se destacar da concorrência precisa inovar. Lançar novos produtos, criar novos processos, entender as necessidades de seus públicos. Como se organizar, minimizar riscos, aperfeiçoar recursos e satisfazer clientes? Com a gestão de projetos!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

TRISTACCI, Carlos. Gerenciamento de projetos. Cobit, gerenciamento de projetos. (2014). Disponível em: http://www.carlostristacci.com.br/blog/medicoes-para-o-gerenciamento-de-projetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com