TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Raciocínio Criativo na Publicidade

Por:   •  6/5/2018  •  Resenha  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 4

Livro: Raciocínio Criativo na Publicidade

Autor: Stalimir Vieira

Resumo: Nessa resenha do livro Raciocínio Criativo na Publicidade, de Stalimir Vieira, vamos apresentar as principais características que o autor aborda em seu livro sobre o que existe por trás da criatividade. Ele defende que a criatividade não é um processo mágico ou que apenas alguns foram agraciados por ela, citando como exemplo, a sua própria trajetória profissional.

Palavras-chave: Briefing, Marketing, olhar técnico.

Resenha

Na introdução da obra, o autor descreve suas experiências. Stalimir começa descrevendo seus primeiros passos como comunicador ao trazer o seu sonho de criança: ser um jornalista. Ele conta que aos 13 anos, participou de um concurso em uma rádio de Porto Alegre e levou o segundo lugar mentindo sobre sua idade para poder participar. Para criar uma peça publicitária não precisa de milagre ou magia, o que vai determinar a qualidade e resultado positivo do trabalho feito é o seu esforço em planejar, traçar e se informar sobre o assunto que vai trabalhar e que devemos ter intimidade com o caso do cliente, para resultados eficientes.

O segredo está em se organizar adequadamente antes de começar qualquer trabalho criativo, principalmente quando ele for de caráter publicitário. Precisamos aprofundar nos dados (briefing) e nos colocar no lugar do cliente/empresa e cliente/final para entendermos seu pensamento. Ele entende que muita das vezes o motivo de não obtermos sucesso ou ter dificuldades em criar algo, seja pelo simples fato de duvidarmos da nossa capacidade criativa e do que temos em nossas mãos. Ele descreve as etapas após a elaboração do briefing.

A razão pela qual os anunciantes procuram as agências criativas é porque sabem que as peças feitas por ela iram promover comoção e emoção e atrair a atenção do receptor e isso é uma necessidade. Para vender algo é preciso compreender o produto (entender o papel que o produto/serviço tem na sociedade, os problemas que este vem enfrentando e as possíveis melhorias e adaptações).

A mídia com certeza tem um poder enorme de influências sobre nós em todo momento. Os textos usados para nos impactar em campanhas publicitárias fazem com que neguemos um momento de reflexão (ela não nos deixa pensar). Isso pelo fato de como são argumentados e organizados as falas e expressões que compõe um anúncio de convencimento.

O desejo pelo entretenimento surge pela “intimidação” que a mídia quer passar em seus textos, falando de perfeições, qualidades, prazer que sentirá ao usar um produto ou participar de um evento. Segundo Stalimir a mídia tem o poder de nos usar e depois nos amparar. Mas para nós que pretendemos ser profissionais do meio criativo, devemos tomar a atitude e teremos que mudar de lado, a fim de não sermos influenciados, e sim nos tornarmos influenciadores.

Para aflorar nosso sentido criativo é importante ser apaixonado por nós mesmos. O criativo é um pesquisador incansável por natureza e passa a encarar o seu trabalho na agência de publicidade como apaixonante. Por mais difícil que seja a solução do briefing que receber, ele vai entrar com tudo e dar o seu melhor, vai ser curioso em relação aos dados contidos no documento e vai querer sempre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com