TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Retrato de Willie Gee (1904)

Por:   •  24/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 4

O Retrato de Willie Gee (1904)

O Retrato de Willie Gee é uma obra de arte criada em 1904 por Robert Henri, um pintor e professor americano. Ele foi uma das figuras mais famosas ao fazer parte da  Escola Ashcan, movimento artístico que expunha a vida cotidiana em Nova York. O artista foi um dos maiores destaques do realismo americano.

Como o próprio nome sugere, as características do realismo baseam-se na representação da realidade crua, críticas a desigualdade, expor o trabalho árduo e os bairros mais pobres. Pelo crescimento da  industrialização e da crescente e pobreza, os trabalhadores são destaque.

Quem foi Willie Gee?

Willie era um menino muito jovem. Aparentava ter, aproximadamente, 8 ou 9 anos de idade. Ele vendia jornais. Num certo dia, fez uma entrega no Sherwood Studio, onde Henri morava junto com outros artistas.

A mãe do menino era um ex-escrava que havia se mudado da Virgínia para Nova York.

O que me chamou atenção na pintura

Nós, pessoas pretas, carecemos de artes que possamos nos identificar. Muita delas, são protagonizadas por pessoas brancas. As mais famosas, inclusive.

Os olhos, o nariz e boca do menino me chamam muita atenção por serem traços extramamente rejeitados pelas pessoas e hoje, eu entendo que são características lindas e únicas. Traços que me lembraram uma pessoas especial que passou pela minha vida.

Penso nos ancentrais quando olho para ele. Reis e Rainhas que perderam a sua identidade,  o Willie perdeu a dele, eu perdi a minha.

Apesar do gênero e idade diferentes, eu me identifico com o Willie. Eu poderia ter sido o Willie. Se eu tivesse nascido no final do século 19, eu teria passado pelos mesmos problemas que ele. Chorado como ele chorou. Lutado como ele lutou. Resistir como ele resistiu.

As cores da obra e o fundo indefinido, oferecem poucos detalhes sobre ele. O pouco constraste e os tons escuros, talvez representem a vida triste do menino.

O seu olhar, que me parece tão firme, mas com inseguranças, percebo algumas características de sua personalidade. Consigo sentir quem ele é, apenas um menino, simples e com uma beleza que merecia ser admirada. Um garoto que merecia ser ouvido. Merecia estudar, brincar, sorrir e ser feliz.

Sobre mim

É muito difícil falar sobre mim.

Eu gosto de implicar e brincar com as pessoas que eu gosto. Sou alegre, mas também sou muito, muito triste. Não sou muito transparente, sinto tanto, e não demonstro. Ninguém consegue enxergar. Ás vezes sinto que não sou de verdade.

Quando eu era criança, eu gostava muito de cantar e dançar. Sonhava em ser cantora, atriz e dançarina. Isso tudo se perdeu em meio de tantas dores. Eu ainda canto de vez em quando, e gostaria muito de fazer algo relacionado a música. Sinto como se isso fizesse parte de mim.

Ás vezes sinto que sou de verdade, até demais. Não gosto de mentir. Gosto de clareza. Gosto de ser sincera.

Ás vezes sou grossa, desconto as minhas frustrações e raiva nas pessoas. Eu sinto muita frustação e raiva. Não sei dizer se isso faz parte de mim. Espero que não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com