TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Retrato de um modelo educacional discriminatório e autoritário da temporada

Resenha: Retrato de um modelo educacional discriminatório e autoritário da temporada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2013  •  Resenha  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

Entre os muros da escola: O retrato de um modelo educacional discriminatório e autoritário de época.

O filme abrange um sistema educacional de época, onde o professor François Marins é professor de francês e é supervisor da escola, em seu trabalho como professor. Um dos grandes desafios é ensinar alunos adolescentes entre treze e quinze anos. O grupo apresenta diferenças culturais, sociais e comportamentais sendo esses os geradores de conflitos na relação professor, aluno e prática pedagógica.

Na visão do filme o aluno é o objeto do ensino, cabe a ele somente ouvir, “entender” e reproduzir aquilo que foi estudado em sala de aula, tendo um comportamento submisso; deixando explicito que a autoridade do professor é indiscutível onde é necessário pedir para se levantar, tirar o boné para assistir a aula e só falar após levantar a mão.

Neste ambiente curricular, não existe a interação entre aluno e professor no processo de educação. O processo educativo já traz consigo uma bagagem pronta e que não admite nenhum tipo de acréscimo de desenvolvimento de ideias por parte do educando. Somente que ótimo educador e instituições clássicas e ensino tem consigo os melhores métodos de ensino pré-estabelecidos para o padrão social e cultural da época.

O Currículo escolar visto em “Entre os Muros da Escola” é rígido e inflexível: as aulas são exclusivamente expositivas - o professor já traz o conteúdo pronto e o aluno se limita a escutá-lo .Os conteúdos estão classificados em disciplinas que são rigidamente delimitadas , com assuntos já criados e estereotipados em moldes de melhores instituições de ensino na época.

Sem falar que as instituições da época, eram aquelas que tinham um renome conceituado estabelecendo limitações econômicas ás classes menos favorecidas, com moldes pré-estabelecidos pelas elites da época.

Nos moldes atuais de educação, as instituições sabem que é necessário a interação entre professores e alunos no processo educativo, sem ter preconceitos socioculturais que tanto foram abordador no filme e que atrapalham o avanço educativo de uma sociedade como todo.

Referências bibliográficas:

[3] RODRIGUES, Rosângela Hammes; CERUTTI-RIZZATTI, Mary Elizabeth. Lingüística Aplicada. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2011, p. 193

www.youtube.com/watch?v=qVOARX3EKyI

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com