TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Segredo De Luiza

Monografias: O Segredo De Luiza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 4

O empreendedor busca ajuda

O empreendedor está sujeito a uma constante busca de ajuda, uma vez que muitas vezes ele é detentor da ideia e de conhecimentos pontuais sobre o processo, mas não domina a totalidade da complexidade organizacional. O livro apresenta informações estatísticas sobre criação e mortalidade de empresas, geração de empregos pelos diferentes segmentos empresariais, entre outras. No desenrolar da história de Luísa é explorada a capacidade que o empreendedor deve ter de isolar problemas familiares de seus assuntos empresariais. São também apresentadas situações de empresas que sucumbiram frente à interferência dos cônjuges e familiares nos negócios.

“(...) o suporte aos novos empreendimentos em seus primeiros anos deve ser foco de atenção dos sistemas sociais e políticos preocupados com o crescimento econômico e o desenvolvimento social”. (DOLABELA, 2006, p.124)

“(...) não basta criar uma disciplina na universidade e inocular o vírus do empreendedorismo nos alunos. Para sobreviver, as empresas precisam do apoio das forças sociais, dos sistemas de suporte”. (DOLABELA, 2006, p. 125)

“71% dos empresários que tiveram suas atividades extintas afirmaram ter aberto suas empresas porque haviam identificado uma boa oportunidade”. (DOLABELA, 2006, p.126)

Duas características são importantes para o empreendedor: a capacidade de concentração, em que o alheamento de todos os demais temas e problemas permitem o mergulho em um só assunto de cada vez, e a capacidade de verticalização, isto é, de tratar os assuntos com a profundidade requerida, e não apenas superficialmente. (DOLABELA, 2006, p. 129)

“(...) é importante o pré-empreendedor munir-se de toda sua autoconfiança, da sua capacidade de argumentação e mostrar que acredita em seu próprio projeto: este será talvez o principal fator de persuasão do mentor em potencia.” (DOLABELA, 2006, p.131)

No Brasil, por vários motivos, existem ainda grandes obstáculos à atividade empreendedora nascente.

Causas das dificuldades e razões para o fechamento das empresas

Falhas gerenciais: Falta capital de giro, problemas financeiros, ponto ou local inadequado e falta conhecimentos gerenciais;

Conjuntura econômica: Falta de clientes, clientes maus pagadores e recessão econômica;

O PLANO DE NEGÓCIOS

O autor avança sobre a escrita do Plano de Negócios em si, revelando a sua importância como uma ferramenta de trabalho para o empreendedor. O plano de negócios descreve detalhadamente o Plano de Marketing, com análise de mercado e dos concorrentes.

A fonte secundária é fundamental por conter resultados de grandes pesquisas, de custo inacessível até para empresas poderosas. Esses dados macroeconômicos fazem parte da infra-estrutura de informação das cidades, dos Estados e do país. Além das fontes secundárias, livros e revistas especializadas são importantíssimos, pois trazem estudos, análises, casos de sucesso e de fracasso de empresas. Uma grande ferramenta de acesso a fontes secundárias é a Internet. (DOLABELA, 2006, p.163)

O autor detalha também as Estratégias de Marketing,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com