TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Segredo De Luiza

Ensaios: O Segredo De Luiza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 6

livro "O Segredo de Luísa"

Temas: empreendedorismo, resenha sobre livro

A resenha a seguir é sobre o livro O Segredo de Luísa, escrito por Fernando Celso Dolabela Chagas no ano de 1999, publicado pela Editora de Cultura.

A história se desenrola a partir de Luísa, uma adolescente mineira que tem a idéia de abrir uma empresa para vender goiabada, originária de receita aprendida com sua tia Fernanda. No início, a protagonista imagina que ter uma "idéia" basta, mas com o desenrolar da história ela passa a entender que é necessário muito mais para transformar essa ideia em oportunidade e criar um modelo de negócio viável.

Antes do início da história, propriamente dita, o autor Fernando Dolabela apresenta a metodologia utilizada. Isto é fundamental, haja vista que o autor mescla a história de Luísa com conceitos técnicos e informações específicas sobre marketing, plano de negócios, finanças, administração, planejamento e organização empresarial.

O livro é seccionado em diversos capítulos, apresentando uma ordem temática que passará pelos pontos principais do empreendedorismo. Observa-se que o livro é dividido, não formalmente, em três partes. Na primeira (Capítulos: 1 - A motivação e o perfil do Empreendedor; 2 - A validação de uma idéia e 3 - O empreendedor busca ajuda) é apresentada a primeira fase de abertura de umaempresa, as questões pessoais do empreendedor e da sua idéia, assim como a busca por auxílio de empreendedores mais experientes. Na segunda parte, é apresentado o estudo fundamental para saber se o negócio é viável: o plano de negócios. Nos capítulos: 4 - O plano de negócios e 5 - A busca de recursos para implementar a empresa, é esmiuçada a necessidade do planejamento antes da abertura de um negócio. Grande parte das empresas fecha nos primeiros anos de vida por não ter tido um estudo preliminar consistente. Na terceira parte, vemos a consolidação do negócio Goiabadas Maria Amélia, o resultado de todo o esforço prévio de Luísa.

No início do livro é apresentado o perfil do empreendedor, as características intrínsecas a uma pessoa que a tornam um empreendedor. Também é tratado o quanto é necessário abdicar para atuar como tal e como os empreendedores são movidos a sonhos, desafios, etc. Luísa era uma estudante de Odontologia que não estava satisfeita com os rumos da sua carreira. Apesar de ter, segundo sua família, um futuro trilhado de forma sólida, não era isso que a satisfazia. Seu sonho era ser uma empresária de sucesso, e seu exemplo de profissional não era nenhum cirurgião dentista, mas sua tia Fernanda, uma comerciante da pequena cidade de Ponte Nova, no interior de Minas Gerais. Ao ligar este sonho com o fato deseus colegas de faculdade de Belo Horizonte serem apaixonados pela goiabada cascão que ela produzia aos fins de semana e levava para a capital, Luísa observou então uma idéia, ainda incipiente, mas que no futuro viria a ser seu motivo de orgulho. A primeira pessoa a quem Luísa contou sua idéia foi sua tia Fernanda, mas ela não foi tão aceptiva como esperava Luísa.

Luísa então procura Pedro, seu professor que a auxilia com seu conhecimento a respeito de empreendedorismo. Luísa começa a estudar cada vez mais, amplia seu network. É apresentada a Eduardo, que viria a ser seu esposo e conhece André, que ela gostaria que fosse seu mentor. Ele, um empresário de sucesso e que tinha uma antiga fábrica de doces, é receptivo a jovem. Com ele e com Pedro, a moça aprende muito sobre como abrir uma empresa e o que é necessário fazer antes disso.

Neste meio tempo, a relação com o noivo Delcídio (que é conformado e sem maiores planos profissionais – o oposto da jovem sonhadora) está cada vez mais fria, apesar da família (que não sabe dos planos de Luísa) achar que está tudo encaminhado para o casamento, a formatura e a abertura do consultório odontológico em Ponte Nova.

A idéia, antes vaga e incipiente, começa a tomar formar. Luísa dá início ao desenvolvimento de seu plano de negócios. Para isto, utiliza ferramentas como pesquisa demercado, teste de conceito e de utilidade do produto e teste de mercado, importantes para o estabelecimento de estratégias e para o conhecimento da concorrência, clientela e meio de atuação. Estes estudos tem como objetivo conhecer tudo que envolveria a abertura da empresa e se, de fato, ela seria viável. Já envolvida com Eduardo, Luísa conclui a faculdade e dedica-se a finalizar o estudo de abertura da Goiabadas Maria Amélia.

A seguir é apresentada a busca por investidores, Luísa recebe algumas propostas que não a agradam até fechar com Romeu Neto, dono de uma indústria de compotas, a Doceminas, que estava com capacidade ociosa e ofereceu uma parceria com Luísa. O livro finaliza com a rotina de Luísa seis anos após, mostrando que a vida de empreendedor não é só feita de facilidades, mas de muito trabalho. Entre reuniões e viagens,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com