TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Conclusão

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.154 Palavras (9 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 9

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância AD2

Unidade de Aprendizagem: Trabalho de Conclusão de Curso em Administração I

Curso: ADMINISTRAÇÃO VI

Professor

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Esta atividade está relacionada às unidades 4 e 5.

Nesta atividade você elaborará o Plano de Marketing de seu futuro empreendimento. Você também pode seguir o roteiro apresentado na unidade 2 do material didático.

1. Identifique as características do(s) produto(s). (0,5 ponto)

A área turística da região apresenta particularidades, gerando produtos que não são encontrados em outros lugares, e sempre existem pessoas, em diferentes regiões, interessadas nestes produtos.        

Japeri possui um potencial turístico muito forte, contando com diversas áreas de interesse histórico, ecológico e cultural.

Turismo histórico  podemos citar como exemplos os  pontos turísticos, a Torre Sineira da Igreja de Nossa Senhora de Piedade, Porto do Iguaçu, Estrada Real do Comércio Fazenda São Bernardino, Capela do Engenho da Posse, Ferrovias dentre outros.

Centros Esportivos

Praça do Skate : Apesar das modernas pistas de skate da Via Light terem a preferência dos praticantes desse esporte radical, a antiga pista da praça do Skate, em frente ao viaduto Padre João Müsch tem sua importância, pois foi a primeira pista de skate da América Latina. Seu formato continua o mesmo desde quando foi construída, pouco "radical" para os padrões atuais, mas ainda constituindo-se em importante marco.

A população local sempre a tratou carinhosamente por "Pracinha do Skate".

2. Identifique os diferenciais do(s) produto(s) em relação à concorrência. (1,0 ponto)

No caso do hotel indicado pela agência, o atendimento personalizado, jantar ou bebida de boas-vindas, rede de WI-FI ou a boa localização  com vistas  para as cachoeiras  da serra do  Tinguá são os  diferenciais oferecidos para o cliente. É neste nível que acontece a distinção entre os produtos e, neste caso, por perceber valor adicional no produto, os clientes podem estar dispostos a pagar mais caro.

Já a concorrência oferece hotéis de três estrelas com serviço de café da manhã que

podem ser substitutos de hotéis de três estrelas sem esses serviços (o café da manhã não está incluso no preço da diária), além  de não oferecer WI-FI para os cliente do hotel.

3. Identifique os principais produtos substitutos e complementares. (1,0 ponto)

Produtos substitutos como por exemplo hotéis de três estrelas com serviço de café da manhã podem ser substitutos de hotéis de três estrelas sem esses serviços ocorrendo a redução nos preços dos últimos caso o cliente passe a não dar importância a ter o café da manhã incluso no preço da diária.

Podemos citar também  atividades de lazer como os Centros esportivos (Praça do skate por exemplo)  que não necessitam deslocamento nem acomodação em diferentes lugares, portanto, em termos econômicos, o consumidor gastaria menos dinheiro adquirindo-o

Passagens aéreas ou terrestres e serviços turísticos são produtos complementares, eles tendem a ter seus consumos positivamente correlacionados. Se o preço de um sobe, a sua quantidade consumida diminui, assim como diminui também a quantidade demandada do outro.

4. Analise o mercado consumidor, descrevendo: o perfil do cliente alvo, a abrangência geográfica do mercado a ser atingido, a demanda prevista e o potencial de crescimento deste mercado. (1,0 ponto)

Perfis dos clientes alvo: A maior parte dos clientes da Vip Iguaçu são casais e famílias com filhos, embora algumas  vezes atendam também grupos de terceira idade, sobretudo para roteiros

rodoviários, grupos de negócios, grupos de estudantes e atletas que participam de eventos e

competições esportivas.

 O foco   do mercado da agência  visa abranger todo o Estado do Rio de janeiro, não está voltado apenas para  a uma localidade, mas sim que em cada localidade os indivíduos podem ter preferências e demandas distintas  porque a cidade apresenta áreas de patrimônio histórico e ambiental  além de muitos eventos esportivos em sua localidade, portanto, oportunidades de negócios diferentes.

A demanda prevista :os fatores que influenciam a demanda, mencionados acima, pode-se perceber que o deslocamento dos visitantes até o destino está diretamente associado ao conceito de valor percebido dos produtos oferecidos. Por isso, o turista escolhe seu destino dependendo da disponibilidade financeira, de tempo, ou do status que a viagem pode proporcionar.

Potencial de crescimento: Quando os destinos se tornarem conhecidos pelo consumidor e seu posicionamento for se consolidando no mercado, o fluxo de visitantes vai  crescendo mais rapidamente, e as vendas aumentam. Então, será necessário melhorar a qualidade dos serviços

oferecidos (como transporte, hotelaria e restaurantes ), na região  e investir em novos mercados e até agregar novos atrativos ao produto oferecidos a seus consumidores, pois é neste momento que a concorrência é estimulada a comercializar produtos similares.

5. Analise os fornecedores, descrevendo: quem são, onde estão localizados e as condições de fornecimento. Em seguida compare-os. (1,0 ponto)

Fornecedores são empreendimentos relacionados com operacionalização de atrativos, a agência de turismo contata diretamente os fornecedores primários (meios de hospedagem, alimentação, transporte etc.) e oferece os serviços ao turista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (339.2 Kb)   docx (83.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com