TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O caminho para a falência

Resenha: O caminho para a falência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  Resenha  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

À Caminho da Falência

O artigo trata da maneira que as empresas conseguem se manter no mercado e por que muitas têm dificuldades para se estabilizarem diante dos desafios financeiros; que tem um fator bastante significativo que é chamado de liquidez.

O caminho a ser percorrido tem de ser bem avaliado sob todos os aspectos incluindo uma provável e temida falência, já que os aspectos relevantes da concorrência e seus clientes são o alvo principal de uma boa administração.

É preciso estar atento para os sintomas apresentados quanto a liquidez pois nela o gestor tem a sua capacidade de liquidar e honrar seus compromissos com terceiros, e, quando a liquidez está abalada a insolvência será a conseqüência na qual as empresas estarão inseridas, provocando a redução dos dividendos, saída do principal executivo, queda no preço das ações, etc.

Porém devemos salientar que nem sempre somente existem fatores financeiros que incidem diretamente sobre as empresas, o enfraquecimento das vendas pode estar ligado a uma concorrência acirrada, produtos substitutivos, então a empresa tem sua liquidez comprometida, ou ainda que a inandimplencia de seus clientes esteja muito alta o que fará a empresa repensar nos prazos oferecidos, para que sua liquidez seja retomada.

Sendo assim como saber se a empresa esta sofrendo um desiquilibrio operacional, overtrading; e se ela está caminhando para a “morte” ou seja falência. Um fator que demosntra nitidamente este desequilíbrio é relação ativo permanente e ativo circulante; a dependência exarcebada do capital de terceiros (empréstimos a curto e longo prazo) e o baixo índice de lucratividade.

Mas existe também o fator da má administração, que talvez possa ser um distúrbio difícil a ser “encarado”, aceito pelas empresas, pois apostam nos conceitos de seus gestores a vivacidade de sua permanência no mercado.

O comprometimento negativo do grau de prestígio junto aos clientes, acarretando índice de endividamentos junto aos credores, e, a capacidade de correção dos distúrbios ainda mais longe, causam o então colapso da empresa, a falência.

Todas as situações apresentadas no artigo devem ser corrigidas a tempo permitindo que a empresa se recoloque a frente das situações e sobreviva aos possíveis impactos causados a gestão e não sejam mais uma nas estatísticas de fechamento empresarial, crescente no mercado atual.

Para que a empresa mantenha-se no ambiente competitivo devemos ter sempre um objetivo baseado em números, pesquisas, cercado de todas as probabilidades para que tenhamos um número maior de acerto quando da tomada de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com