TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito científico de prática de serviço social

Tese: O conceito científico de prática de serviço social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Tese  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2

TÓPICOS A SEREM INCLUIDOS NO RESUMO A SER ENTREGUE À PROFESSORA:

GRUPO B

ASSIM COMO O GRUPO “A”, O GRUPO “B” TAMBÉM ESTUDOU SOMENTE OS TEMAS 2 e 3.

NO EXAME DO TEMA 2 – Concepção Científica da Prática do Serviço Social, abordou-o em todos os itens previstos.

O trabalho foi desenvolvido a partir de um modelo teórico capaz de delimitar todos os fenômenos e variáveis significativos para a prática do Serviço Social.

CONSTRUÇÃO DE UM QUADRO RESUMO DE Fenômenos e Variáveis segundo o critério das necessidades e problemas relacionando-os a “níveis de vida” e “sistemas de relações”.

A conceituação dos NÍVEIS DE VIDA e a delimitação dos setores de necessidades que os compõem foi baseada no resultado das investigações do UNRISD – Instituto para o Desenvolvimento Social da Organização das Nações Unidas, considerada esta contribuição como hipótese de trabalho, primeira aproximação para a análise dos níveis de vida da sociedade brasileira.

Segundo os estudos do referido instituto, os “níveis de vida” podem ser conceituados como os níveis de atendimento das necessidades humanas básicas, que se classificam em 6 setores: saúde, alimentação, habitação, educação, segurança social e lazer.

O “sistema de relações sociais” foi adotado a partir das considerações de que os níveis propostos pelo UNRISD não totalizam as áreas de atendimento do Serviço Social.

(INSERIR O QUADRO B1 DA PÁGINA 77) RELATÓRIO CBCISS.

Na análise do ponto 2.1.2 – Conhecimentos já elaborados pelas Ciências Sociais, após listagem dos fenômenos e as variáveis da prática profissional, foram analisadas as áreas de conhecimento pertinentes a cada fenômeno. Por isso foi definido 3 níveis de atuação:

a) Prestação direta de serviços;

b) Administração de serviços sociais e

c) Planejamento de Serviços Sociais

Em seguida, são listados o conjunto de disciplinas sociais que podem subsidiar a intervenção em cada um. Ex.: Economia, Psicologia, Higiene e Saúde Pública, Filosofia, etc.

Quanto ao ponto 2.1.3 – Conhecimentos elaborados no campo da profissão pelo Profissional ou outro Cientista Social, o grupo destaca os conhecimentos que seriam necessários para o Serviço Social, classificando-os em: “Para” (elemento básico do Serviço Social); “Em” (relaciona-se a profissão Serviço Social) e “Sobre” ( o objeto é o Serviço Social).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com