TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O contributo de pensadores como Adam Smith, Ford e Taylor

Projeto de pesquisa: O contributo de pensadores como Adam Smith, Ford e Taylor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.928 Palavras (8 Páginas)  •  769 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Este trabalho tem como objetivo mostrar ,as grandes contribuições de pensadores como Adam Smith , Ford e Taylor que influenciaram a nossa economia e colhemos fruto ate hoje desses modelos econômico criado por eles, ao longo dessa pesquisa também iremos apresentar um pouco sobre sua biografia.

Henry Ford

Industrial norte-americano, nascido em uma fazenda em Wayne County, perto de Greenfield, Michigan, conhecido pelo pioneirismo da produção em série na indústria automobilística, a grande alavanca da produção industrial moderna. Educado na escola distrital de Greenfield, desde cedo interessou-se por mecânica tendo abandonado a escola aos 15 anos, quando se mudou para Detroit, e aos 16 anos empregou-se como aprendiz na oficina de um vendedor de máquinas.

Casou-se (1888) com Clara Jane Bryant. e três anos depois (1891) tornou-se um engenheiro da Edison Illumination Company, em Detroit, como responsável pela manutenção do serviço elétrico da cidade e, nas horas vagas, planejou e construiu peça por peça um automóvel. No ano em que nasceu seu filho, Edsel Bryant Ford, nascido em Detroit (1893), terminou de construir seu primeiro automóvel, um veículo movido a gasolina (1893). Acionista minoritário da companhia Detroit Automobile, viu-se impedido de pôr em prática seus ambiciosos projetos e, por isso, fundou a Ford Motor Company (1903), que foi dirigida por seu filho (1919-1943), Edsel Bryant Ford (1893-1943), e por seu neto (1945-1980), Henry Ford II (1917-1987).

Em concorrência com a empresa Selden, de Nova York, na execução de projetos cada vez mais avançados, introduziu o sistema de linha de montagem (1913), permitindo a produção em massa de automóveis e viabilizando seu custo como produto de consumo, reduzir a carga horária dos trabalhadores e aumentar-lhes os salários. As técnicas de produção em série foram adaptadas e utilizadas nos mais diversos setores da indústria e tornaram seu criador admirado em todo o mundo, mesmo nos países de economia planificada, pela contribuição que prestou à modernização das técnicas de produção.

Projetou o modelo de carro mais popular dos primeiros anos da indústria automobilística, o Modelo T (1908 - 1927), conhecido no Brasil como o Ford-bigode. Pagava salários acima do mercado para seus operários, mas proibia sua sindicalização. Publicou três livros: Minha vida e obra (1922), Hoje e amanhã (1926) e Filosofia de trabalho (1929), onde relatava suas experiências. O famoso pai da indústria automobilística morreu em Dearborn, Michigan, em 7 de abril (1947) com 83 anos.

Fordismo

Fordismo é um sistema de produção, criado pelo empresário norte-americano Henry Ford, cuja principal característica é a fabricação em massa. Henry Ford criou este sistema em 1914 para sua indústria de automóveis, projetando um sistema baseado numa linha de montagem.

Objetivo do sistema

O objetivo principal deste sistema era reduzir ao máximo os custos de produção e assim baratear o produto, podendo vender para o maior número possível de consumidores. Desta forma, dentro deste sistema de produção, uma esteira rolante conduzia a produto, no caso da Ford os automóveis, e cada funcionário executava uma pequena etapa. Logo, os funcionários não precisavam sair do seu local de trabalho, resultando numa maior velocidade de produção. Também não era necessária utilização de mão-de-obra muito capacitada, pois cada trabalhador executava apenas uma pequena tarefa dentro de sua etapa de produção.

O fordismo foi o sistema de produção que mais se desenvolveu no século XX, sendo responsável pela produção em massa de mercadorias das mais diversas espécies.

Declínio do fordismo

Na década de 1980, o fordismo entrou em declínio com o surgimento de um novo sistema de produção mais eficiente. O Toyotismo, surgido no Japão, seguia um sistema enxuto de produção, aumentando a produção, reduzindo custos e garantindo melhor qualidade e eficiência no sistema produtivo.

Fordismo para os trabalhadores

Enquanto para os empresários o fordismo foi muito positivo, para os trabalhadores ele gerou alguns problemas como, por exemplo, trabalho repetitivo e desgastante, além da falta de visão geral sobre todas as etapas de produção e baixa qualificação profissional. O sistema também se baseava no pagamento de baixos salários como forma de reduzir custos de produção.

Adam Smith - O Formulador da Teoria Econômica

Adam Smith, considerado o formulador da teoria econômica, nasceu em 1723, em Kirkcaldy, na Escócia. Ele frequentou a Universidade de Oxford, e nos anos de 1751 a 1764 ensinou filosofia na Universidade de Glasgow onde publicou seu primeiro livro, A Teoria dos Sentimentos Morais. Contudo, foi com outra obra que ele conquistou grande fama: Uma Pesquisa Sobre a Natureza e as Causas das Riquezas das Nações, lançado em 1776.

Grande parte das contribuições de Adam Smith para o campo da economia não foi original. Porém, ele foi o primeiro a lançar os fundamentos para o campo desta ciência. Ele tornou o assunto compreensível e sistemático e seu livro A Riqueza das Nações pode ser considerado como a origem do estudo da Economia. Nesta obra, ele demonstra que muitas crenças econômicas populares são na verdade errôneas e autodestrutivas. Ele enfatizou que uma divisão apropriada da mão-de-obra pela sociedade, com cada pessoa se especializando naquilo que sabe fazer melhor, seria a melhor maneira de aumentar a produtividade e a riqueza de uma nação. Além disso, Smith criticou as excessivas intervenções e restrições do governo sobre a economia, demonstrando que economias planejadas na verdade atrapalham o crescimento.

A ideia central de Smith em A Riqueza das Nações é de que o mercado, aparentemente caótico, é, na verdade, organizado e produz as espécies e quantidades de bens que são mais desejados pela população. Um exemplo pode ilustrar esta ideia:

Vamos supor que os membros de uma população desejem muito consumir sorvete. Naquele momento há apenas um fabricante de sorvete. A partir do instante em que todos desejam comprar seu produto, ele pode cobrar preços muito altos. Outras pessoas na sociedade percebem que este fabricante está ganhando muito dinheiro e então decidem também entrar no negócio. Logo haverá diversos sorveteiros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com