TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O domínio dos jovens nas economias de mercado desenvolvidas

Artigo: O domínio dos jovens nas economias de mercado desenvolvidas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Artigo  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

Existem pesquisas comprovadas que os jovens são os maiores frequentadores de shoppings centers no Brasil. O consumo desenfreado deste público vem crescendo desenfreadamente nos últimos tempos. Isso esta ligado a vários fatores.

Com o avanço da tecnologia, a informação esta cada vez mais presente na vida dos jovens, com isso tornam-se uma massa concentrada de poder de compra, com opinião própria para satisfazer o desejo de serem incluídos em grupos. Possuem um comportamento impulsivo, muitas vezes se preocupando primeiramente em comprar para depois pensar como efetuará o pagamento do produto.

No pensamento de Hobsbawn(1995:319), os jovens tornaram-se dominantes nas economias de mercado desenvolvidas, em parte porque representavam agora uma massa concentrada de poder de compra, em parte porque cada nova geração de adultos fora socializada integrante de uma cultura juvenil autoconsciente e trazia as marcas dessa experiência. Considera-se ainda o fator da espantosa rapidez da mudança tecnológica que dá a juventude uma vantagem mensurável sobre grupos etários mais conservadores ou pelo menos inadaptáveis. Nesse período, o que os filhos podiam aprender com os pais tornou-se menos óbvio do que o que os pais não sabiam e os filhos sim. Inverteram-se os papéis das gerações.

O marketing esta totalmente ligado a este consumo. Campanhas estimulam o imediatismo, a ideia de viver a vida intensamente, fazer tudo o que deseja para não se arrepender depois. Nas mídias acompanhamos que para ser aceito em determinados grupos devemos possuir as mesmas características dos participantes, ou seja, possuir roupas, acessórios, que sejam de acordo com a filosofia que seguem. Em muitas novelas podemos ver a competição entre famílias ou inclusive na escola sobre quem tem mais e do melhor. E por aí vai, são várias questões que devemos parar para pensar se o marketing ligado a estes consumidores esta fazendo o seu trabalho de forma correta, seria só satisfazer os desejos e as necessidades de nossos clientes? Tudo deve ser feito de uma maneira consciente, pois estamos atingindo a questão de valores dos nossos futuros adultos, que em breve serão advogados, médicos, prefeitos e inclusive marqueteiros. E este futuro é logo em breve, se faz necessário eles refletirem sobre isso, por exemplo, pouco se vê campanhas voltadas a compras que se tornam investimentos, como moradia, isso porque esta longe dos olhos deles, parece uma coisa impossível, mas pode se tornar real, se ele for consciente em economizar para depois investir em coisas palpáveis e não apenas em produtos da moda. Esta é a maior carência que sinto hoje em dia em nossas campanhas. Sim, devemos vender, devemos instigar as compras, mas também devemos ensina-los o que fazer, até onde podemos chegar.

Hoje em dia eles têm acesso a facilidades que antigamente não existiam, possuem seu próprio salário, mesmo que na maioria dos casos é um valor muito baixo, eles não deixam de comprar seus produtos desejados, e o parcelamento veio para facilitar ainda mais esta questão. Quem deseja um produto de marca por exemplo, pode muitas vezes parcelar em 12x, ou até mais, que conseguirá adquirir o produto.

A informação esta presente em suas vidas porém de uma forma superficial e sem profundidade. Com a internet possuem acesso a todas as informações, e conseguem falar sobre tudo, mas a maioria não consegue filtrar e se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com