TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O líder Focado

Artigo: O líder Focado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 3

O líder Focado

“ O líder focado – como executivos eficazes orientam sua própria atenção – e a de suas organizações. Daniel Goleman (Inteligência Emocional nas Organizações) Pág. 23 a 31 da Revista: Harvard Business Review – dezembro 2013.”

O Artigo escrito pó Daniel Goleman, fala da importante tarefa dos lideres saber direcionar a sua atenção, ser focado, pensar em algo sem distrações. Pesquisas recentes em neurociência mostra que focamos em muitas maneiras, baseados em diferentes vias neurais. Os lideres que focam em si mesmo, que ouvem sua voz interior, conseguem tomar melhores decisões. A inteligência emocional começa com a autoconsciência, fechar o foco em impressões sensoriais de nós mesmos. Um fator fundamental para a liderança é a combinação de nossas experiências a longo prazo em uma visão coerente do nosso verdadeiro eu, onde ser autêntico é ser para os outros a mesma pessoa que é para si mesmo, isso implica em prestar a atenção no que os outros pensam de você. Ter uma consciência aberta onde se percebe o que acontece ao nosso redor, simplesmente percebendo, sem julgamentos ou censuras.

O Controle Cognitivo é o termo cientifico para colocar a atenção de uma pessoa onde quer que ela esteja e mantê-la lá, mesmo diante da tentação de desviar-se. O controle cognitivo permite que os executivos atinjam um objetivo apesar das distrações e retrocessos. A Forma como nos focamos é a chave para exercer nossa força de vontade. Três variedades secundárias do controle cognitivo estão em jogo quando a autoconcentração se confronta com a autogratificação: a capacidade de voluntariamente, desviar seu foco de um objeto de desejo, a capacidade de resistir à distração e não gravitar de volta a esse objeto e a capacidade de se concentrar no objetivo futuro e imaginar o quão bem se sentirá guando alcançá-lo.

Focar-se nos outros é a base da empatia e uma capacidade de construir relacionamentos sociais. Um olhar mais atento sobre o que os lideres estão se concentrando revela três tipos distintos para a eficácia da liderança, que chamamos de tríade da empatia:

* Empatia cognitiva: capacidade de entender a perspectiva de outra pessoa.

* Empatia emocional: capacidade de sentir o que alguém sente.

*Preocupação empática: capacidade de sentir o que a outra pessoa precisa de você.

Quanto mais distraídos somos, menos nossa chance de cultivar formas mais sutis de empatia. Os líderes com um forte foco no mundo exterior não são apenas bons ouvintes, mas também bons questionadores. Eles são visionários que podem sentir as consequências mais distantes de decisões locais e imaginar como as escolhas que fazemos vão repercutir no futuro.

Concentra-se na estratégia oferece dois elementos principais, a exploração de sua vantagem atual e a busca por novas vantagens. Para manter o foco externo que leva a inovação, precisamos de algum tempo sem interrupções para refletir e refrescar nosso foco. Reunir ideias de forma inovadora e fazer perguntas inteligentes abrem potenciais inexplorados, um modelo clássico da criatividade sugere como os vários modos de atenção desempenham papéis fundamentais.

Conforme Simon Baron- Cohen, psicólogo da Universidade de Cambridge,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com