TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OHNO-SAN VAI AO SUPERMERCADO

Trabalho Escolar: OHNO-SAN VAI AO SUPERMERCADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 3

1. Qual a relação entre o funcionamento do supermercado e o sistema Toyota de produção?

Após uma visita a um supermercado o sr. Ohno se inspirou para começar a implementar no Sistema Toyota de Produção. O supermercado funciona como um elemento da logística no Sistema Toyota de Produção. Basicamente, uma pequena quantidade de produtos está disponível no supermercado, e quando essa quantidade cai a um determinado nível ainda mais baixo, aciona o pedido de produção para reposição. Por exemplo, você pode manter 10 portas de carro no supermercado; quando essa quantidade chegar a 6, um pedido de reposição é disparado.

2. Quais as diferenças entre o sistema Toyota de produção e o sistema tradicional?

Existem muitas formas de se fazer diferente em relação ao Sistema Toyota de Produção. Algumas características importantes que posso citar são o sistema tradicional é fortemente baseado em custeio padrão e o objetivo seria a eficiência local; o sistema tradicional é fortemente dependente de boas previsões de demanda e níveis corretos de estoque; o sistema tradicional adota muitas soluções caras, lentas e superficiais para seus problemas; há uma forte divisão entre planejadores (administradores, engenheiros etc) e operadores, entre muitas outras.

3. Quais as vantagens de fabricar apenas o necessário? Há desvantagens?

A vantagem de fabricar apenas o necessário é que não se gasta tempo, energia, recursos, fabricando algo que o cliente não vai comprar. A ilusão da superprodução é a redução do custo unitário, mas isto é realmente uma ilusão, porque só interessa o que o cliente realmente compra. Uma "desvantagem" é que eventualmente isso demanda mais set-up, mas esse é um problema a ser contornado com ferramentas da produção no intuito de diminuir tempos e intervalos dentro da produção.

4. Considere os argumentos dos adversários do sistema Toyota. Você concorda? Se tivesse que escolher entre o sistema Toyota e seus adversários, qual escolheria? Por que?

O Sistema Toyota de Produção é considerado um marco na administração da produção em razão do sucesso em termos de flexibilidade, competitividade, qualidade, produtividade e ainda lucratividade. “Trocando em miúdos”, o foco é a redução de custos, com todo o êxito que a Toyota conseguiu ao longo dos anos ficaria difícil escolher um método de produção diferente do Sistema Toyota, sem esquecer que esse tipo de filosofia de trabalho necessita-se de muita disciplina e perseverança para obter os resultados esperados.

5. Você já viu o pátio de uma fábrica de veículos em períodos de recessão? Se o diretor da fábrica lhe mostrasse o pátio cheio de veículos não vendidos e lhe pedisse uma solução, o que você recomendaria?

Não. No Brasil acontece muito este tipo de situação, o mais comum é pressionar o governo mostrando os pátios cheios e jogando a responsabilidade disso para os governantes, uma medida foi a exclusão do IPI (Imposto para produtos Industrializados), no intuito de desafogar os pátios, outra ação bem usada é “feirões”, com o intuito de atrair os consumidores com preços mais atraentes. Uma ação também bastante utilizada é a chamada “férias coletivas”, diminui-se drasticamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com