TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OHNO-SAN

Artigo: OHNO-SAN. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2013  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  1.245 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade: OHNO-SAN vai ao supermercado.

. Qual a relação entre o funcionamento do supermercado e o sistema Toyota de produção?

Em um supermercado as mercadorias são repostas nas prateleiras de acordo com o consumo pelos clientes. No sistema Toyota a idéia é fabricar apenas o necessário a partir da demanda dos clientes, ou seja, assim como no supermercado, os clientes adquirem os produtos e, neste mesmo momento, a informação da quantidade necessária para a reposição (no caso, para a fabricação) é passada para o departamento de compras (no caso, a fábrica).

Quais as diferenças entre o sistema Toyota de produção e o sistema tradicional? Em que são diferentes as proposições de Ohno e Taylor e Ford?

O sistema Toyota opera no modelo just-in-time, de fabricar apenas o necessário. Já o sistema tradicional opera com a idéia de produção: quanto maior a produção, maior o lucro.

Enquanto Ohno, se preocupa em produzir somente o que vai ser vendido, para evitar gastos e prejuízos, Taylor se preocupou com a racionalização do trabalho e Ford com a eficiência e produtividade

Quais as vantagens de fabricar apenas o necessário? Quais as desvantagens?

As principais vantagens de fabricar apenas o necessário são a quase eliminação total do desperdício no processo de produção e a fabricação de produtos de qualidade. A eliminação do desperdício se dá através da aplicação de técnicas de racionalização do trabalho (profissionais especializados realizando tarefas específicas) e da aplicação da filosofia just-in-time. Além disso, existe no sistema Toyota de produção uma intensa preocupação com o aprimoramento contínuo, que culmina na finalização de um produto de qualidade, nesta empresa os defeitos são tratados um a um, sem a preocupação de ir às causas. Com relação às desvantagens, o sistema Toyota não pode ser aplicado em qualquer empresa, como por exemplo, em uma indústria alimentícia que deveria fazer algumas modificações no sistema Toyota para depois aplicá-lo em sua empresa, sob pena de “perder mercado” e seus consumidores.

Considere os argumentos dos adversários do sistema Toyota. Você concorda? Se tivesse que escolher entre o sistema Toyota e seus adversários, qual escolheria? Por que?

O Sistema Toyota de Produção foi inicialmente aplicado na linha de montagem de veículos, fazendo com que a fábrica obtivesse ótimos resultados na sua produção fabricando o mínimo necessário a custos baixos. De acordo com os argumentos dos adversários da Toyota que acreditam que para minimizar gastos precisa-se produzir uma grande quantidade do bem, aproveitando também a eficiência do trabalhador, a nossa tese talvez se perca, uma vez que o sistema japonês obteve sucesso sendo adaptado a vários setores produtivos. Portanto, é considerável dizer que as afirmações dos que discordam do sistema Toyota, apesar de sustentáveis pelo modelo da escola clássica não podem ser diretamente confrontadas com a teoria administrativa japonesa, uma vez que esta está ligada a questões do comportamento do povo japonês. Provavelmente, escolheria o modelo Toyota, isto porque a cada processo da linha de produção se fornece informações do quanto se retirou de peças ou matérias-primas para a montagem, oferecendo um maior controle sobre o modo de produzir e iniciando a confecção correta desde o princípio,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com