TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORAGANIZAÇÃO DO TRABALHO

Exames: ORAGANIZAÇÃO DO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

Organização do trabalho e atualidades

O conceito de "Organização do Trabalho" trata de como o trabalho é organizado e gerenciado desde o projeto do trabalho em si, até aspectos da estratégia empresarial sempre buscando eliminar elementos improdutivos e garantindo a segurança do trabalhador.

Paulo Eduardo Nogueira, afirma em sua reportagem “Quem precisa de líder inspirador?” que os líderes mais produtivos nem sempre são aqueles mais enérgicos e carismáticos, mas sim gerentes sólidos e estáveis, que façam parte do grupo. Assim a equipe aumenta a identificação interna e a vontade de colaboração mútua, fazendo com que se aumente a eficiência. A Teoria das relações humanas utiliza-se da liderança como um instrumento administrativo e diz ainda que este pode ser da personalidade, aprendido ou ate mesmo desenvolvido pelo funcionário.

Na reportagem “Todos por uma meta”, é apresentado o desafio da mineradora Vale em diminuir a quantidade de acidentes na empresa. Para isso a empresa apostou além dos treinamentos, palestras e apostilas, em metas para os funcionários acompanhados de depoimentos dos familiares de pessoas que tinham morrido em acidentes de trabalho. Esta combinação de fatores reduziu rapidamente cerca de 30 % dos acidentes. A utilização de metas para se atingir objetivos a certo prazo é uma grande ferramenta da organização do trabalho e para cumprir as metas são necessárias estratégias como as citadas na reportagem.

Já a em “Pague mais aos funcionários” se baseia em um estudo que compara o desempenho de funcionários do mesmo setor com diferentes salários, comprovando assim que uma boa remuneração gera um aumento de 18 a 66% nas vendas. “Estes casos demonstram que, mesmo em setores de concorrência acirrada e preços baixos como o varejo e atacado, os mais empregos não são uma necessidade. São uma escolha do empregador”. Taylor já adotava este sistema (Homo Economicus), pois acreditava que pagar melhores salários atraia melhores profissionais e aumentava o rendimento dos mesmos na produção, gerando assim maiores lucros para empresa.

Ainda visando o rendimento e lucratividade Lucas Rossi mostra em sua reportagem ”Para lucrar mais” como o Atacadista “Martins” fez para encarar o desafio de crescer e ganhar rentabilidade. A principal mudança do atacadista se deve a um estudo para entender melhor o mercado, a empresa cortou pela metade as categorias que atendia e investiu no treinamento de seus funcionários, antes atendiam todos os setores agora se tornavam especialistas em determinado setor, passando maior credibilidade ao cliente. O direcionamento de funcionários para um único setor foi amplamente tratado por Taylor e Ford que acreditavam que uma pessoa que exerce uma única função é mais produtiva e se especializa no que faz.

A reportagem “A meritocracia das raquetes”, mostra que há dois anos o instituto de tênis fundado por Lemann mudou e os resultados já aparecem. No inicio de 2012 foram colocadas metas para os jogadores nos aspectos de nutrição, avaliação física , educacional e comportamental, aqueles que as atingissem teriam chances de conquistar lugares nas equipes e em seguida se tornariam bolsistas. A estratégia de meritocracia rendeu bons frutos, visto que em dois anos os títulos do instituto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com