TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS Primeiros Surtos De Industrializaçao

Ensaios: OS Primeiros Surtos De Industrializaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

Os primeiros surtos de industrialização, onde encontramos o aperfeiçoamento de processos no trabalho, tem início com a primeira revolução industrial, nos séculos XVIII e XIX. Nesta época encontramos o início da revolução das máquinas, com a invenção, por James Hargreaves, em 1767, da máquina de fiar, capaz de produzir cerca de 80 quilos de material de uma só vez. Ainda no mesmo século foram inventados o tear hidráulico e o mecânico. Com a invenção da máquina á vapor em 1712, por Thomas Newcomen e seu aperfeiçoamento por James Watt, em 1765, os inventos mecânicos da época ganharam maior capacidade produtiva, pois foram acoplados á estes mecanismos.

Com a utilização da eletricidade e do petróleo, fontes de energias mais eficientes, a industrialização se intensificou e houve diversificação do desenvolvimento tecnológico. A inovação industrial encurtou a distância, permitindo uma maior intensificação das comunicações, possibilitando assim o surgimento de novas técnicas e alcançando novas fronteiras, favorecendo a troca de informações entre as diversas partes do mundo.

Têm-se notícias da China organizada como estado desde cerca de 1000 a.C, este país, na antiguidade, foi sempre caracterizado pelo seu isolamento da cultura ocidental. Em 1513 houve a chegada do navegador português Jorge Álvares e em 1557 Portugal estabeleceu a colônia de Macau, com a autorização do imperador Chi-Tsung. A Inglaterra estabeleceu também uma colônia em território Chinês, em 1842, Hong Kong, que arrendou da China em 1898 por 99 anos. No século XIX o país contava com cerca de 400 milhões de habitantes e uma economia essencialmente agrícola, representava um mercado atraente ás potências econômicas da época. Devido á sua fragilidade militar e atraso tecnológico, neste período, o país foi dominado pela Inglaterra, Rússia, França, Alemanha, Estados Unidos e inclusive o Japão. Apesar de resistir á ocupação estrangeira, a china foi subjugada até meados do século XX.

A primeira constituição Japonesa data de 604 d.C, no governo de Shotoku. A chegada dos primeiros ocidentais data de 1542, que eram navegadores Portugueses, até então o Japão vivia completamente isolado. Em 1616 houve o extermínio de cerca de 37.000 Japoneses convertidos ao cristianismo, em 1648 o país fechou seus portos aos navios estrangeiros. Nesta época sob o comando do Xogum Tokugawa, a sociedade divide-se em quatro classes: samurais, camponeses, artesãos e comerciantes. O país vivia na época um estado ainda feudal, com disputas entre os clãs poderosos. Em 1854 os Estados Unidos forçaram a abertura dos portos Japoneses e foram assinados vários acordos comerciais. Com a abertura comercial e a derrota dos últimos senhores feudais, inicia-se a europeização do país, com mudanças profundas no âmbito econômico, militar e tecnológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com