TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TIPOS DE INVESTIMENTOS

Pesquisas Acadêmicas: OS TIPOS DE INVESTIMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  2.461 Palavras (10 Páginas)  •  755 Visualizações

Página 1 de 10

OS TIPOS DE INVESTIMENTOS

Independentes ou Dependentes

São independentes quando as receitas líquidas de um não são influenciadas pela realização ou não do outro.

São dependentes quando as receitas líquidas forem afetadas pela realização do outro. Dentro desta classificação podemos considerar os investimentos complementares, concorrentes ou mutuamente exclusivos.

Complementares – quando a influência for positiva;

Concorrentes – quando a influencia for negativa;

Mutuamente exclusivos - a realização de um exclui a realização do outro.

Convencionais ou não convencionais

Convencionais – Quando apresenta um ou mais períodos de despesas líquidas seguidas de um ou mais períodos de receitas liquidas.

Não convencionais - No caso contrário, isto é, receitas e despesas intercaladas no tempo.

Um investimento é grande ou pequeno conforme a sua influência no sistema de preços.

Os investimentos podem ser de:

Inovação – Tem por objetivo a produção e lançamento de novos produtos, assim sendo estes podem ser estudos de mercados e a evolução prevista, determinação de encargos ou estudo da concorrência e as suas prováveis ações.

Investimento de substituição – São os mais frequentes nas empresas, não aumentam a capacidade da empresa e são os que apresentam menos incerteza.

Investimento de expansão – Estes investimentos aumentam a capacidade da empresa sem mudar a natureza dos seus produtos. Um acréscimo de despesas que corresponde a um aumento s das receitas. Investimentos estratégicos – Não tem por objeto aumentar diretamente a rentabilidade da empresa, mas sim promover a as condições favoráveis à sua prosperidade e ao êxito dos projetos anteriormente referidos.

COMO FUNCIONAM OS FUNDOS DE INVESTIMENTO

Ao investir em Fundos, você passa a fazer parte de um grupo que detém alto poder de compra. Pelo fato de captar mais dinheiro do que um pequeno ou médio investidor conseguiria individualmente, o fundo consegue taxas mais vantajosas em várias operações, além disso, a funda conta com um gerenciamento profissional.

O Fundo é formado por diversos ativos, e esta é uma de suas principais vantagens. Uma carteira diversificada significa menores riscos para o investidor, pois as perdas em determinados ativos podem ser compensadas pelo bom desempenho de outros. No ato das aplicações em um Fundo, o cliente compra certo número de quotas. O valor das quotas é determinado da seguinte maneira: VALOR DA QUOTA = PATRIMÔNIO TOTAL DO FUNDO ÷ QUOTAS EMITIDAS.

O valor das quotas pode variar dia a dia, conforme a valorização e a desvalorização dos títulos que compõem a carteira. Os Administradores de Fundos se encarregam de fazer as aplicações, buscando maximizar os retornos, isto é, alta rentabilidade com risco mínimo.

ENTENDA OS RISCOS

O grau de imprevisibilidade do resultado de um investimento é chamado de Risco. Se você investir no Fundo Referenciados DI, que é remunerado de acordo com as taxas de juros, seu investimento terá um nível de risco menor que um Fundo de Ações.

Com a alta rentabilidade, o capital também está sujeito a um risco maior e, eventualmente, poderá haver perdas, seu objetivo principal é a segurança, você pode optar por investimentos mais conservadores, que oferecem rentabilidade menor, porém buscam preservar seu capital.

RENDA FIXA

Os Fundos de Renda Fixa são compostos por títulos públicos e privados, que tendem a produzir rendimentos mais estáveis. Porém, isto não significa isenção de riscos.

Contratualmente. Fundos de Renda Fixa com títulos pós-fixados - variam em função de um componente ou índice de correção monetária.

TÍTULOS

Emitidos por instituições públicas ou privadas, os títulos são papéis ou certificados que representam um determinado capital. Quando desejam captar recursos, as instituições fazem um contrato de empréstimo e se comprometem a pagar a importância emprestada, acrescida de juros.

HEDGE

No mercado financeiro, “hedge” é uma medida preventiva para diminuir um determinado risco. Significa abrir mão de uma probabilidade de maior ganho em um único investimento, e seu consequente risco, em favor de um risco menor, com menor ganho.

RENDA VARIÁVEL

Os Fundos de Renda Variável são constituídos por ações, opções e mercados futuros. Este é considerado um mercado de risco, pois sofre alterações diárias, decorrentes de variações do mercado, mudanças políticas e econômicas, ou mesmo de situações particulares de instituições públicas ou privadasEstes Fundos são indicados para investidores com perfil mais agressivo, que buscam alta rentabilidade, mesmo que isto ocorra em um prazo de tempo maior.

AÇÕES

Uma ação é um título que representa uma fração do capital de uma empresa. A pessoa que compra ações é co-proprietária de uma Sociedade Anônima, e tem direito à participação nos resultados da empresa, sejam lucros ou prejuízos. As ações são convertidas em dinheiro através de negociação nas Bolsas de Valores ou no mercado de balcão. As ações podem ser:

Escriturais: Funcionam como uma espécie de conta corrente, em que os valores são lançados a débito ou a crédito dos acionistas e não há movimentação física dos documentos.

Nominativas: Identificam o nome do proprietário no livro de Registro de Ações Nominativas da empresa. A transferência da ação é efetuada com a entrega da cautela e a averbação de termo, em livro próprio da empresa, que identifica o novo acionista.

AS AÇÕES EXISTENTES NO MERCADO

Ação Preferencial (PN) os proprietários deste tipo de ação não têm direito de voto, porém, têm prioridade no recebimento de dividendos da empresa.

Ação Ordinária (ON) garante ao acionista direito de voto, ou seja, ele participa das decisões da empresa. Os proprietários deste tipo de ação só recebem os dividendos da empresa depois dos proprietários das ações preferenciais.

As Bolsas de Valores são associações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com