TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos de uso do Plano de Negócios

Pesquisas Acadêmicas: Objetivos de uso do Plano de Negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.816 Palavras (8 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL

LAYARA LOPES DO VALES

GESTÃO DE NEGÓCIOS EM CENTROS DE ESTÉTICA

MARKETING

Bandeirantes

2014

LAYARA LOPES DO VALES

GESTÃO DE MEGÓCIOS EM CENTROS DE ESTÉTICA

MARKETING

Trabalho apresentado ao Curso (superior de técnologia em estética e imagem pessoal) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Recursos estéticos aplicados aos tratamentos corporais; Comunicação e relações humanas; Fundamentos de gestão e marketing; seminário temático.

Prof. Heloisa licha

Poliana Milreu

Ana Céli Pavão

Karen Hiramatsu Manganotti

Luciane Barbosa

Vânia Terra

Bandeirantes

2014

INTRODUÇÃO:

Trago neste trabalho informações que foram elaboradas através de uma pesquisa sobre Marketing, finanças, contabilidade e estratégia. O objetivo desse trabalho é aprimorar o conhecimento nas disciplinas, aplicando o conhecimento à prática.

2 MARKETING

ANÁLISE SWOT.

A Análise SWOT ou Análise FOFA ou FFOA (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) (em português) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.

A Análise SWOT é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão.

Frequentemente escutamos o termo SWOT ou análise SWOT nas conversas empresariais. Não é à toa que essa ferramenta é tão referenciada no mundo dos negócios. Sua aplicação muitas vezes norteia os rumos de uma companhia.

A análise SWOT se baseia em uma matriz de mesmo nome que exibe um quadro contendo quatro espaços. Cada espaço desse aborda um fator importante para o planejamento da empresa. Temos os seguintes campos: forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats).

Essa tabela possui posições estratégicas. Nas colunas, são consideradas a relação dos fatores com a conquista do objetivo da empresa, que é dividida no caso entre “ajuda” ou “atrapalha”, estando a primeira situada à esquerda e a segunda à direita. Já as linhas dizem respeito a origem do fator, que é dividida entre “interna” ou “externa”, sendo que a primeira se encontra na parte superior e a segunda na parte inferior da matriz. A partir daí, podemos enxergar com maior propriedade a aplicabilidade da SWOT.

Partimos do seguinte princípio: cada negócio lida com diferentes clientes, concorrentes, stakeholders e diferentes reações do mercado. Esse cenário que envolve o ramo da empresa em questão deve ser analisado para que, dessa forma, ela possa desenvolver estratégias que a favoreçam.

É importante que expliquemos do que se trata cada componente dessa ferramenta. O espaço de forças deve exibir as potencialidades da empresa, em quais pontos ela se destaca mais. Essa constatação é importante para que sejam elaboradas maneiras de se explorar ao máximo o potencial que a organização apresenta. Por exemplo, uma empresa que, entre vários produtos, possui um que sempre tem destaque nas vendas pode considerá-lo como uma força e explorá-lo cada vez mais, no propósito de mantê-lo sempre em alta.

O espaço fraquezas está localizado à direita superior. Ele é destinado aos pontos fracos da empresa, quesitos nos quais ela deveria melhorar. É de extrema importância que os gestores identifiquem as limitações da sua companhia e encontrem formas de, na medida do possível, sanar essas deficiências.

Um importantíssimo fator é o das oportunidades. Nele, exige-se dos administradores uma perspicácia com relação ao mercado. Através da identificação das tendências, a empresa pode usufruir de áreas até então pouco exploradas. Um exemplo hipotético seria uma empresa promover a inserção de um novo produto no mercado, que seja compatível com as novas exigências dos consumidores. Reflete-se aí um caso de surgimento de oportunidade. Essa identificação é crucial para que as empresas tenham diferenciais competitivos e consigam sair na frente das concorrentes. Sua posição é a esquerda inferior.

Por último, mas não menos importante, temos o campo das ameaças. Situada à direita inferior, esse espaço é destinado aos fatores que, de alguma forma, possam vir a atrapalhar o sucesso da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com